Dicas para se dar bem nas seleções de emprego




Participar de um processo seletivo em muitos casos é uma das melhores formas para profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo trocar de emprego.

Pela alta concorrência das seletivas que tem sido realizadas nos últimos tempos, qualquer ponto que diferencie ou que faça a comissão organizadora da seleção olhar com mais atenção para o candidato é válido. Abaixo, listamos algumas dicas que são simples, mas que no momento de analisar o perfil do candidato poderão fazer toda a diferença.


1- Capriche no Currículo

Pode parecer óbvio, mas tem muitos profissionais que ainda não se deram conta do quanto ter um currículo mais do que apresentável é fundamental. É muito recomendado que ao se fazer o currículo a pessoa fique atenta ao preenchimento correto de alguns dos principais campos tais como: Dados Pessoais, Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Conhecimentos e Idiomas, Objetivos e Cursos Complementares.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Ficar atento quanto ao português, bem como com as informações de contato que devem estar atualizadas é imprescindível. Outro fator de grande importância é não mentir. Não adiante nada ter um currículo invejável e quando for contratado provar que tudo aquilo era mentira.


O pior é que, a partir daí, o profissional já perde credibilidade na empresa e nem sequer vai fazer parte do banco de dados de currículos da mesma para futuras oportunidades.

2- Carta de Apresentação

Diversas empresas solicitam aos seus candidatos uma carta de apresentação. A carta de apresentação deve ser usada pelo candidato para fazer uma descrição, mesmo que breve, de suas qualidades profissionais.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Não é recomendado que se estenda muito, acrescentando na mesma informações sobre qualidades pessoais que talvez só existam na cabeça do candidato. É importante que o profissional aponte seus pontos fortes, mas que não se atenha excessivamente aos mesmos.

Basicamente o que se tem que fazer é apresentar as qualificações que demonstram o porquê de você ser o profissional ideal que está sendo buscado pela empresa.

3- Cuidado com a Entrevista.

Participar de uma entrevista de emprego sem saber de nada a respeito da empresa pode ser um tiro no pé. Antes de participar de uma busque informações sobre a mesma e sobre a vaga para a qual está concorrendo.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

É conveniente ser natural e simpático, mas não a ponto de o entrevistador perceber que é algo forçado, o que, em muitos casos, pode levar o candidato a situações constrangedoras e ridículas. Antes da entrevista é bom se estabelecer uma estratégia. Ou seja, procure identificar o que você pode oferecer para a empresa e como.

O mais importante é que se deve ressaltar o que se pode fazer de uma forma que não pareça que está sendo muito “grudado” na questão. Ou seja, o profissional pode destacar os pontos positivos em diversas perguntas e não apenas em uma só. O que ia parecer mais um monólogo e não uma entrevista o que realmente é.

Por Denisson Soares

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *