Mercado de trabalho aquecido no Brasil

Categorias: 2014

O mercado de trabalho continua acelerado com as várias oportunidades de emprego, e o país ainda lidera um patamar de plena situação empregatícia, como predizem algumas pesquisas. Na classificação por estados, o que mais disponibilizou vagas de emprego foi São Paulo, com 265,8 mil oportunidades, ficando em segundo o Rio de Janeiro com 95,8 mil e o Paraná em terceiro com 85,3 mil vagas na tabela de contratações.



São pelo menos três fontes para este aquecimento no mercado de trabalho: a primeira está ligada ao crescimento da atividade econômica, a segunda está associada à mudança na estrutura da economia e a terceira e mais importante está disposta a taxa de crescimento populacional. Esses fatores auxiliam na elevação do poder de barganha dos trabalhadores e ajudam a explicar o aumento nas taxas de emprego, com melhores salários e a queda do desemprego.

O aquecimento do mercado de trabalho traz bons benefícios para os trabalhadores; um deles é seu efeito para os custos de produção e competição das empresas. Porém, a perda de competitividade é prejudicial ao país, mas principalmente problemática para o setor manufatureiro, que têm a concorrência ligada diretamente aos países em que os custos de trabalho aumentam lentamente; outra consequência desfavorável do mercado de trabalho é a elevação dos preços para o consumidor decorrente da elevação dos custos do trabalho.

Por volta de 2020, a população em idade ativa começará a declinar, aumentando mais a pressão no mercado de trabalho, por isso o mercado de trabalho brasileiro precisará continuar aquecido nos próximos anos, mas a produtividade terá função ainda mais favorável, se conseguir conter a inflação que vem crescendo drasticamente e assim garantir o poder de compra, salários estáveis e viabilizar as pretensões de crescimento rápido e sustentável do Brasil.



Com a força brasileira sempre ativa acredita se que conseguiremos dar a volta por cima e vencer os obstáculos.

Por Adiana Viturino



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *