Dicas para a Entrevista de Emprego

Categorias: Dicas - Dinâmica de Grupo - Entrevista - Entrevista de Emprego - Mercado de Trabalho

Errando é que se aprende, mas você não precisa necessariamente errar antes de aprender. No mercado de trabalho cada vez mais competitivo e intrincado pela globalização e pela agilidade na troca de informações, já não restam dúvidas de que as melhores oportunidades estarão nas mãos das pessoas mais versáteis, que forem diferenciadas e capazes de acompanhar as mudanças e absorvê-las de forma rápida e eficiente. E para você estar apto a concorrer em igualdade de condições e chamar a atenção de maneira positiva por parte do empregador, segue algumas dicas importantes.



Cuide sempre muito bem de você mesmo! Antes mesmo de iniciarmos a falar sobre a entrevista em si e sobre a preparação para a “hora H do dia D”, existem outras considerações importantes para fazer e talvez a maior delas é a apresentação pessoal. Não me refiro aqui à aparência, mas de como você é enquanto postulante a se tornar o grande e diferenciado profissional que as empresa está buscando. Para isso, fique sempre antenado, leia bons livros e tenha sempre acesso ao que está acontecendo no mundo à sua volta. Informe-se e atualize-se sobretudo nos assuntos que dizem respeito à área de atuação a qual você deseja concorrer.

Se for verdade que a primeira impressão é a que fica, então você vai querer deixar a melhor possível, não é? Aparência é sempre um assunto muito abordado quando se fala em entrevistas de emprego, mas que sempre é bom frisar. Então, capriche na apresentação pessoal, mas lembre-se de que é uma ocasião profissional e não os "Embalos de Sábado à Noite", portanto, evite o excesso de maquiagens, adornos ou perfumes. Além disso, não use roupas muito chamativas ou curtas.

A pontualidade é um ponto crucial quando se concorre a uma vaga de emprego. Um atraso, por menor ou por qualquer motivo que seja, pode ser interpretado como sinal de desatenção ou falta de comprometimento, logo, se programe, esteja certo de conhecer o local da entrevista, defina previamente os meios pelos quais pretende chegar lá e procure chegar com alguma antecedência.



Seja receptivo e educado com as pessoas no local da entrevista, sejam futuros colegas ou seus concorrentes. Cuidado para não exagerar nos sorrisos ou frases efusivas, isso soa pretensioso e artificial. Seja você mesmo, mas um você mais polido e que demonstre o quanto está animado para fazer parte daquele grupo.

Tenha segurança ao se expressar física e verbalmente! Uma pessoa segura e articulada no modo de falar com certeza terá um grande diferencial. Quando responder às perguntas do entrevistador, não demonstre nervosismo e evite gaguejar. Procure dar respostas claras e em tom firme, sem monossílabos nem rodeios. Seja criativo (quando a situação assim o exigir) e em hipótese alguma utilize gírias. Apelar para o senso de humor é arriscado e depende muitas vezes do entrevistador, se sentir que deve fazê-lo, que seja de forma sutil e respeitosa.

O que fazer no caso das dinâmicas de grupo? Um método bastante comum utilizado pelas empresas ao observar seus candidatos, as dinâmicas servem de parâmetro para testar as habilidades de liderança, cooperação e capacidade de solucionar problemas. Portanto, seja participativo, opine e argumente, mas também demonstre ser generoso ao ouvir outros pontos de vista.

Seguindo esses passos você tem boas chances de tornar-se uma opção interessante para qualquer empresa. Mesmo que você ainda não tenha alguma entrevista programada, é sempre bom se manter atualizado e aberto ao conhecimento, afinal, é ele o que nos faz crescer como profissionais e como pessoas.

Por Maicon Rodrigues



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *