Inovações nas entrevistas





Atualmente cada vez mais as empresas estão investindo em inovações nos processos seletivos, como forma de identificar comportamentos que, a priori, somente serão detectados após a contratação. Com isto, objetiva-se a redução do número de escolhas equivocadas, de modo a selecionar de fato somente aquele candidato que possui o perfil esperado pela organização.      

Assim, o que se pretende com estes processos inusitados é que o candidato mostre sua faceta real já no momento da seleção, demonstrando como reage diante de situações que o coloquem sob pressão ou medo, por exemplo.


Um modelo de processo seletivo diferenciado pode ser visto no vídeo chamado “The Candidate”, o qual mostra como foi a seleção realizada para uma vaga na cervejaria Heineken, que mostra, entre outros testes, o recrutador simulando estar sofrendo um ataque cardíaco, na frente dos aspirantes a um cargo no departamento de marketing, tudo com o objetivo de identificar o comportamento dos candidatos em uma situação extrema.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Parece exagero, mas as companhias estão apostando cada vez mais na criatividade, afastando aqueles tradicionais métodos conhecidos por todos, com dinâmicas mais que ultrapassadas. Por isso, não se espante se na sua próxima entrevista você se deparar com situações atípicas, para não dizer estranhas. 

Por Leni do Vale




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *