Mercado de Trabalho – Carência de bons Profissionais

Categorias: Empregos - Mercado de Trabalho - Profissional - Vaga de emprego

O site americano CareerBuilder fez recentemente um levantamento da carência de mão de obra específica nos mercados de trabalho nas dez maiores economias do mundo. Atualmente, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking, portanto, esse estudo têm muito a nos dizer.



No Brasil , 63% das empresas pesquisadas afirmou que têm vagas em aberto e que encontram grandes dificuldades para preenchê-las. Nesse quesito, o país só perde para China. Destas empresas, 74% declarou que essa carência de mão de obra gera reflexos negativos na organização como um todo. Quase 40% dessas empresas disseram ainda sofrer de perdas na produtividade. 

Essa escassez gera efeitos negativos sobre a economia do país que precisa crescer para manter bons níveis de investimento internacional que geram efeito em cascata sobre todo o mercado de trabalho.

A alta rotatividade resultante dessa desqualificação atinge também a população que acaba pagando a conta pelos incontáveis prejuízos econômicos. É preciso uma série de investimentos em todos os setores da sociedade, mais em específico na educação, para que em um futuro próximo não falte mão de obra qualificada e para que o desenvolvimento do país possa seguir com fôlego de sobra.



Por Bruno Hardt



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *