Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego




Você é parabenizado quando efetivamente é convocado para uma entrevista, e, em determinado momento pensa: ''Mas e agora? Como deverei proceder? Como deverei me vestir? O que deverei dizer durante a entrevista?''.

Primeiramente relaxe, respire e principalmente se inspire, pois existem alguns tópicos importantes a serem aprendidos e treinados passo a passo.


Pesquise: Examine e aprenda tudo o que puder a respeito da empresa em que foi convocado, pois além de ficar previamente bem mais preparado para as questões que possam ser colocadas a você, também poderá dirigir-se de forma mais inteligente e apropriada ao seu intermediário.

Impressione: De acordo com o dito popular, realmente ''A primeira impressão é sempre aquela que fica'', então é sempre importante considerar isso como o seu primeiro cartão de visita. Use sua imagem pessoal e intelectual para causar boas impressões, como se vestir bem e estar perfumado (sem excessos), usar uma linguagem mais formal e falar abertamente olhando nos olhos, pois isso de fato transmite sinal de segurança e determinação. Seja claro nas palavras, não utilize gírias e jargões populares e procure ser mais firme e criativo nas suas respostas. Nunca demonstre timidez, agressividade ou arrogância. Sorria sempre de forma cordial e seja simpático (sem exageros).

Veja também:  Gelre - Vagas de Emprego Abertas em Abril 2018

Currículo: Procure revisar e atualizar seu currículo. É importante que carregue uma cópia consigo no dia da entrevista, e se de alguma forma, durante a entrevista, uma resposta sua divergir de uma informação contida em seu currículo, explique-se calmamente com razão, evitando mentir e omitir informações que possam comprometer a segurança do entrevistador em relação a você.


Pontualidade: O recomendado às pessoas é que cheguem na entrevista pelo menos 10 minutos antes do horário marcado. Isso também se remete ao fato de a pessoa não ficar muito tempo esperando, mas melhor esperar do que perder a oportunidade, certo? Então, o ideal seria você comparecer 30 minutos antes do horário, pois isso demonstra iniciativa e comprometimento, que para o empregador é essencial.

Veja também:  Atento - Vagas de Emprego Abertas em Maio 2018

Sinta-se à vontade para fazer perguntas: Algumas pessoas têm medo disso, mas o que acontece é que pessoas que demonstram interesse e que são abertas à informação impressionam, e no entanto, espera-se mais delas, causando impacto positivo com mais facilidade. Por isso tenha iniciativa e procure educadamente dirigir-se ao entrevistador (com postura, é claro) quando este fizer algum apelo para isso, e faça perguntas inteligentes sobre a empresa, acrescentando ideias de forma relativa com a vaga em questão. ''Como está o setor (em que você integrará) neste momento? Quais as atuais tendências desse setor no momento? Quais os projetos em que a empresa está envolvida? Quais as previsões futuras do setor no qual irá se integrar?''. O seu autêntico interesse será um grande indicador do profissional capacitado e  empenhado que você é.

Veja também:  Trabalho no Outback - Vagas no RJ - Março 2018

Preparando-se antecipadamente com esses tópicos, que de fato são os mais importantes, o candidato poderá se sobressair aos outros, pois este estará sob percepção do entrevistador.

Agora, mãos à obra! E tenha em mente que é preciso persistir sempre, independente de seus defeitos, a questão é organizar todos os tópicos um a um e relacioná-los de acordo com sua personalidade, sempre atento ao que o entrevistador esperaria de você na entrevista.

Por Daniela Almeida da Silva

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *