Dicas para entrevista de emprego por telefone

Na etapa da entrevista é necessário que o candidato cause uma boa impressão a fim de conquistar a vaga. Mas quando ela não é presencial e sim via telefone, como despertar a atenção do recrutador? Confira as dicas seguir.

A entrevista por telefone é mais usada como triagem no início do processo seletivo para que o selecionador observe se o candidato atende aos requisitos básicos da vaga. Caso ele tenha o perfil e a experiência necessária, seguirá para a entrevista presencial.

Você deve estar preparado para fazer sua apresentação ao telefone. Mesmo não tendo o contato visual, mantenha a calma e destaque as suas experiências e habilidades. A recomendação é de estar em um local sem ruídos. Lembre-se de quando agendarem a entrevista, reservar um tempo, pois pode se estender de 20 minutos até uma hora.

Conheça sobre a companhia na qual deseja trabalhar. Pesquise na internet e esteja bem informado para responder ao questionamento: “Porque você quer trabalhar nessa empresa?”. Mostre interesse e também que compartilha dos princípios e valores da organização.

Já que não haverá contato visual, fale com segurança para mostrar credibilidade com a sua voz. Fale claramente, ouça as orientações do entrevistador com atenção e aguarde o seu momento de falar.

Caso haja dificuldades com o sinal da ligação, avise ao recrutador e passe outro número para contato. Boa Sorte!

Por Melisse V.

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