Criação de Empregos Formais no Brasil – Expectativas para 2011

Categorias: 2011 - Criação - Empregos Formais - Notícias

O tema principal deste mês é trabalho. Então, nada mais justo do que mencionar a geração de empregos pelo país, assim como as mais recentes informações divulgadas na última quarta-feira (11 de maio) pelo sempre otimista Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego.



De acordo com a autoridade, no ano passado foram criadas 2.860.809 oportunidades com registro em carteira, ou seja, formais. O número, que abrange postos estatutários (concurso público, em suma) e celetistas (trabalhador sob regime de Consolidação das Leis Trabalhistas), representa incremento de 6,9% em relação ao estoque de empregos do último mês de 2009.

Com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2010, Lupi afirma que o número de vagas nos três principais segmentos econômicos avançou acima do Produto Interno Bruto (PIB), tanto que dos 22 subsetores avaliados, 18 delinearam progresso.

A performance do mercado de trabalho culminou em 44,068 milhões de trabalhadores formais no final das contas, número que subiria ainda mais, para 66,747 milhões, se fossem registrados os inativos. De acordo com o Ministério do Trabalho, nas duas gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o avanço de postos alcançou o índice 55,63% em todo o período.



De acordo com matéria publicada no Estadão, Lupi prevê a geração de 3 milhões de empregos este ano. Curiosamente, recentemente o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assoalhou expectativa de 1,7 milhão de novas vagas.

Enquanto o otimismo de Lupi for benéfico, certamente será muito bem-vindo. O país não pode, contudo, achar que é inabalável, porque embora a crise tenha passado, o planeta enfrenta, em pontos específicos, algumas dificuldades. Por ser um mundo globalizado, um fato num local pode refletir em outros.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *