Entrevista de Emprego – Dicas de como se preparar

Anuncie sua vaga.

  

Encaminhar currículos para dezenas de empresas deve ser feito de forma prudente. Não basta selecionar uma companhia da área de atuação almejada e enviar informações sem nem ao menos conhecer mais a fundo a filosofia do futuro local de trabalho.

Um currículo bem elaborado, a começar pela carta de apresentação, chama a atenção do selecionador e por determinado motivo, em algum ou mais pontos específicos, eis que um e-mail ou um telefonema solicita o comparecimento para entrevista. Boa vestimenta e postura são pré-requisitos.

O primeiro contato pessoal com o departamento de Recursos Humanos é determinante. Estudos ilustram que nos primeiros cinco minutos o selecionador já sabe, ou não, se o candidato permanece no processo seletivo. Por isso, ter algumas ideias em mente pode minimizar qualquer nervosismo.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

De acordo com Rossana Ercole, caça-talentos da Global Network, um mote bastante utilizado nas seleções envolve o seguinte questionamento: “quais são seus pontos negativos e positivos?”. Para tanto, recomenda que o candidato avalie, em casa, quais são suas qualidades, habilidades e pontos que precisam ser melhorados. No ato da entrevista, basta escolher alguns da lista para ressaltar, enfatizar durante a entrevista. 

A história de agradar o selecionador deve ser esquecida! 




O candidato precisa mostrar segurança e relacionar respostas que venham a condizer com seu perfil, pois caso seja escolhido a cobrança em torno de algo relatado durante a entrevista poderá recair no futuro.

Uma dica aos mais tímidos: diga, simplesmente, que atualmente trabalha para melhorar esse ponto e que essa questão não interfere em suas relações interpessoais.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Por fim, caso tenha de relatar pontos positivos, não diga que pontualidade e responsabilidade são as melhores qualidades, pois na verdade funcionam como uma espécie de requisito que toda e qualquer empresa pede. Ilustrar exemplos anteriores com bons resultados, sobretudo profissionais, é muito interessante.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *