IBGE – Índice de desocupação dos brasileiros – Fevereiro de 2011




Sondagem divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relacionou estabilidade no índice de desocupação do mês passado, para 6,4% – em janeiro, a taxa registrada foi de 6,1%. No confronto com fevereiro de 2010, o dado é negativo, uma vez que nessa ocasião constatou-se margem de 7,4%.

O IBGE aponta expansão de 6% da população desocupada em fevereiro, ao todo 1,5 milhão de cidadãos, em relação a janeiro. Sobre o período análogo do ano passado, a taxa arrefeceu 12,4%.


Estabilidade também foi observada se destacada a população ocupada em fevereiro, 22,2 milhões de pessoas, ante o primeiro mês de 2011. Na base comparativa anual, porém, acréscimo de 2,4%, ou 515 mil indivíduos com algum tipo de ocupação.

Em sua página na internet, o instituto diagnosticou 10,7 milhões de habitantes com registro em carteira de trabalho em fevereiro no setor privado, avanço de 1,7% sobre janeiro. Em detrimento ao segundo mês de 2010, crescimento de 6,9%, ou 687 mil vagas de trabalho.

Por outro lado, se os números do emprego apresentam estabilidade em alguns pontos, há alta em outros, como por exemplo, o rendimento médio real que decaiu 0,5% na relação mensal, mas pulou 3,7% na base de relação anual.


Por Luiz Felipe T. Erdei

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *