Trabalhante: o que é essa nova modalidade de emprego?

Uma nova modalidade de trabalho pode surgir no Brasil: é o Trabalhante.

Mas o que é um Trabalhante?

É um “trabalhador estudante”. Trata-se de um tipo de trabalho destinado a estudantes de 16 a 21 anos, onde o empregado receberia o mesmo valor salarial de um profissional, trabalharia 30 horas semanais, porém, não teria os descontos de FGTS e INSS. Para ser contratado, o “trabalhante” só precisaria comprovar que de fato está estudando, e que faça um curso com pelo menos 15 horas semanais.

Seria então uma espécie de estágio otimizado? Sim, basicamente isso. Contudo, o trabalhante teoricamente ganharia mais que um estagiário. Aí você poderia se perguntar: “qual é a vantagem de se fazer um estágio?”.

Esse projeto de lei é de autoria de Luiz Carlos Pitiman, e certamente vai gerar muitas discussões, especialmente nas áreas de Recursos Humanos das empresas.

“Aqui o jovem precisa trabalhar; e depois ele procura o seu estudo”, comenta Pitiman.

E você, o que acha desse projeto de lei?

Veja uma matéria sobre esse tema, exibida no Jornal Hoje:

Outros Conteúdos Interessantes

9 Comments

  1. como faço para ser uma trabalhante, tenho 20 anos.
    Entrem em contato comigo!!!

  2. O PL 74/2011 cria a figura do Trabalhante e surge como uma oportunidade do jovem ter dignidade já no seu primeiro emprego, possibilitando que ele seja um adulto menos problemático. Meu projeto cria mecanismos que facilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, pois a ideia é que ele consiga primeiro um emprego e só depois ele terá que procurar e comprovar a realização de um estudo, que pode ser profissionalizante ou não. Trata-se do trabalhador que estuda, justamente o contrário do que se propõe pro estagiário, que primeiro precisa estudar. Pela minha proposta, quem tem idade entre 16 e 21 anos poderá ser o estudante que trabalha. Cumprirá carga horária superior à do estagiário, mas que estará limitada a jornada de 2/3 do trabalhador normal. Em compensação, seu salário será igual ao dos demais colegas de função, mas ele abrirá mão do FGTS, reduzindo os custos para o empregador. Já o Governo deixa de cobrar o INSS, mantendo a contagem de tempo de serviço. Sob esse ângulo, o jovem deve ser, inicialmente, melhor capacitado para ser mais produtivo e, futuramente, poder repor a contribuição previdenciária não-paga em seu período como trabalhante. Isso não deve ser entendido como custo, mas como um investimento. Com a aprovação do projeto do trabalhante, a relação entre estudante e empresa ficaria menos burocrática, uma vez que o projeto dispensa a figura dos intermediários entre estagiário e o empregador. Entendo que o futuro do nosso País está na formação de jovens cada vez mais motivados e integrados ao ambiente de trabalho. E, sem dúvida, quanto mais cedo ingressarem no mercado, mais desenvoltura e progresso profissional poderão alcançar.

  3. tenho 18 anos,como faço para participar do trabalhante?
    desde já,OBRIGADO!!

  4. como faco para ser uma trabalhante moro em cuiaba-mato grosso tenho 20 anos e faco 1 semestre de administração, entrem em contato comigo|||

  5. Gostaria também de saber como ser um “trabalhante”.
    Tenho 20 anos.
    Aguardo contato. Obrigado.

  6. Gostaria de saber como fazer para entrar nessa modalidade de emprego. Tenho 20 anos.
    Aguardo contato. Obrigado.

  7. Como faço para meu filho ser um trabalhante,ele tem 15 anos e já estar atrás de emprego.

  8. Como faço para ser um trabalhante? Aguardo resposta. Obrigada!

  9. gostaria de saber o que faço pra participar desta oportunidade de emprego?
    aguardo resposta.. desde então Obrigada.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.