IBGE – Índice de Desemprego – Queda em Outubro de 2010



Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportaram queda no índice de desemprego em todo o país. Em outubro, o percentual constatado chegou a 6,2%, ante 6,1% em setembro, a menor taxa desde 2002, ano em que a série foi iniciada.

Para Cimar Azeredo, gerente de Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, os dados levantados no mês passado apontam que o desemprego deste ano ficará abaixo do índice de 2009 em virtude dos postos de trabalho temporários entre novembro e dezembro. Em sua visão, possivelmente o nível de emprego voltará ao patamar abalizado antes da crise financeira mundial.



Além desse fato, fora diagnosticado ser esse o terceiro recorde seguido. De acordo com a agência de notícias Reuters, o número de cidadãos ocupados perfez 22,3 milhões no mês passado, índice estável em comparação a setembro, o que indica, portanto, crescimento de 3,9% no confronto anual.

Caso semelhante relacionou-se à população desocupada, que também apresentou estabilidade no confronto mensal, totalizando 1,4 milhão de pessoas, arrefecimento de 17,6% contra outubro de 2009.

Com base nos dados do IBGE, Azeredo atesta que o aumento do emprego na região metropolitana de São Paulo tem puxado o crescimento do país, mesmo o colapso financeiro ter atingido fortemente todo o Estado.



Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *