Indústria Brasileira – Geração de Empregos em 2010

Categorias: 2010 - Brasil - Empregos - Indústria - Notícias

Os dados sobre a criação de emprego em todo o país têm correspondido aos diagnósticos mensurados por Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, embora o número de postos de trabalho criados no primeiro semestre tenha ficado pouco abaixo das expectativas. Ambos acreditam, porém, na geração de 2,5 milhões de vagas até o final deste ano.



Um segmento, em especial, merece atenção. Segundo Walter Sacca, diretor-adjunto do Departamento de Economia da Federação das Indústrias do Estadão de São Paulo (Fiesp), a indústria paulista deverá criar entre 110 mil e 120 mil empregos em 2010, correspondendo, portanto, a um número 4% maior em comparação ao ano passado.

Em outubro, segundo o portal R7, foram criados 1,5 mil postos, algo que para Sacca deve ser observado simplesmente como uma reserva, pois a base comparativa de 2009 é fraca. Informações da Fiesp revelam que no mês passado 13 dos 22 setores examinados ilustraram dados positivos, o menor volume constatado desde dezembro do ano passado, quando somente quatro setores apresentaram boa atuação.

Aludindo a menção feita por Paulo Francini, diretor da entidade, Sacca acredita que a criação de novas companhias está em baixa em todo o Brasil, algo que sinaliza, portanto, processo de desindustrialização, situação tida pela Fiesp como diminuição da participação relativa do segmento de transformação no Produto Interno Bruto (PIB).



Por Luiz Felipe T. Erdei



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *