Desemprego no Brasil – Queda em Agosto de 2010



A queda do número de desempregados no Brasil reflete o poderio atual da atividade econômica em vários segmentos. De acordo com pesquisa conjetura pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice de desemprego passou de 12,4% em julho para 11,9% em agosto.

O estudo, realizado em sete regiões metropolitanas, revela que o índice é consideravelmente inferior e positivo ante agosto de 2009, quando foi diagnosticado 14,4%. Segundo reportagem da Folha UOL, em São Paulo o percentual também caiu, abarcando 12,3%, a menor taxa constatada para agosto desde 1992.



Outros locais do Brasil também apresentaram tal tendência. Em Belo Horizonte, por exemplo, o índice deixou de abraçar 8,3% para atingir 7,5%. Em Porto Alegre e Distrito Federal, a queda possibilitou a constatação respectiva de 8,7% e 13,4%.

O Dieese aponta que o contingente de desempregos nas sete regiões sopesadas abarcou mais de 2,6 milhões de pessoas em agosto, 104 mil abaixo do mês imediatamente anterior.

Por Luiz Felipe T. Erdei




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *