Primeiro emprego – onde conseguir




O primeiro emprego parece sempre ser o mais difícil de se conseguir. Parece um paradoxo, já que a maior parte das pessoas está empregada e a maioria das empresas aceita, ou até mesmo prefere, contratar pessoas sem experiência. Isso ocorre, sobretudo, devido à falta de experiência e capacitação do candidato, falta de contatos e falta de experiência em encontrar o lugar certo para procurar seu primeiro emprego.

E é desses lugares que vamos falar aqui hoje. Para mais dicas, veja nosso artigo sobre primeiro emprego.


  1. Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho – o Programa Jovem Cidadão, do governo de São Paulo, oferece incentivos para empresas que ofereçam vagas para cidadãos sem experiência. Por isso, há um bom número de ofertas de vagas.
  2. Procure um estágio – estágios tendem a representar menos riscos para o empregador e são um meio mais fácil de se conseguir trabalho, experiência e contatos
  3. Procure trabalho temporário – muitas empresas contratam trabalhadores temporários a fim de identificar bons futuros profissionais. Uma exceção são as contratações sazonais, como aquelas realizadas por aumento da demanda durante a Páscoa, por exemplo. Mesmo assim, é uma boa oportunidade para ganhar experiência (e algum dinheiro).
  4. Procure seu emprego na internet – existem vários sites e twitters que estão sempre disponibilizando vagas de emprego. Acompanhe e candidate-se a todo tipo de vaga com seu perfil (mas somente a estas, para não perder seu tempo). Quem não tem experiência deve estar disposto a participar de várias seleções. Blogs como este Agencia Empregos, twitters como Emprego Brasil e outros sites como Vaguinha, Manager, Catho e Infojobs sempre tem vagas abertas, muitas para profissionais sem experiência.
  5. Procure seu emprego em sites específicos para sua profissão. Existem na internet centenas de sites específicos para determinadas áreas. Por exemplo, se você for da área de TI, o Apinfo é um dos lugares para você procurar seu emprego; se você está se formando ou acabou de se formar, pode procurar uma vaga para trainee na Dreves.
Veja também:  Atento - Vagas de Emprego Abertas em Maio 2018

Empregos relacionados



1 comentário em “Primeiro emprego – onde conseguir

  • · Editar

    tenho experiencia em carteira de 2anos como op de maquinas industrial na area textil, mas queria trabalhar na area de telemarketing tenho formaçaõ mas não tenho experiencia em carteira.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *