A profissão de Pesquisador de Engenharia e Tecnologia

Categorias: Engenharia - Pesquisador - Tecnologia

Essa categoria de profissional tem um campo muito fértil e amplo para atuar, pois se trata de profissional especialista na área. Além da formação Superior completa em uma ou mais áreas da Engenharia (civil, elétrica, eletrônica, metalúrgica, Química e outras) é comum e recomendável uma pós-graduação na área de especialização, pois são exigidos muitos conhecimentos de física, química e matemática aplicada no desenvolvimento das pesquisas.



O trabalho realizado por esse Pesquisador visa ao desenvolvimento de materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenharia e tecnologia, projetos e especificações de equipamentos, materiais, plantas-piloto, testagem, qualificação, certificação e homologação de laboratórios e produtos. Esse profissional gerencia informações e desenvolve pesquisas importantíssimas no campo da Ciência e Tecnologia, portanto, precisa possuir larga vivência e experiência na sua área de conhecimento, no mínimo cinco anos. Pode atuar, também, como consultor e professor.

A profissão exige muito de quem a almeja, mas é muito gratificante. Os salários são excelentes e, normalmente todo o trabalho é realizado junto a uma equipe multidisciplinar como ampla autonomia para as decisões.

Por Lindomar Vieira





Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *