O que é um Programa Trainee?



Estágio não tem muito segredo, em geral o pessoal já sabe, desde que começa o curso técnico ou a faculdade, que se trata de uma ocupação temporária para aprender a profissão. Mas e o trainee? Você sabe o que é trainee?

Se você não sabe, não está sozinho. Muita gente dos últimos anos não tem uma noção clara. Parece um tipo de emprego onde você está lá para aprender, mas não é estágio. Parece um emprego definitivo, mas você ainda está aprendendo. Mas fique calmo, vamos explicar para você.



Do ponto de vista legal, o trainee é um empregado normal, com carteira assinada e tudo. Em boa parte dos casos, faz-se um contrato temporário pelos primeiros 45 dias, prorroga-se por mais 45, mas a partir do 90° dia a pessoa é empregada da empresa, com vínculo empregatício e tudo. O que muda é a maneira como a empresa encara esse tipo de profissional.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Em geral, um Programa de Trainee é uma espécie de “seleção de luxo”. A empresa que lança um programa desses está querendo formar profissionais para assumir áreas chave na organização, pessoas com ótimas perspectivas profissionais, com capacidade de liderar e gerar resultados, com potencial para cargos de gerência. Assim, é comum que as empresas que tenham programas de trainee realizem este processo seletivo com métodos e perspectivas diferentes daqueles usados numa seleção normal de profissionais para nível operacional.

Claro que as empresas não vão destinar cargos de chefia a quem acabou de chegar, principalmente a quem não tem experiência. E essa é uma vantagem do trainee (lembra-se do que falamos sobre a falta de experiência?). O trainee não traz vícios de outras organizações. Por ser recém formado e ter de construir um nome e uma carreira, está com vontade de trabalhar e gerar resultados. Por já ter terminado ou estar no último ano da faculdade, já tem mais conhecimentos, maturidade e tempo que um aluno da graduação. Portanto, está ali, prontinho para ser treinado exatamente do jeito que a empresa quer.

Veja também:  Supermix - Programa de Trainee 2018


Por essas características, é normal que o trainee trabalhe em várias áreas da companhia, participando de projetos diferentes, se envolvendo com equipes diferentes e realizando tanto tarefas mais operacionais quanto algumas tarefas onde tem maior autonomia para liderar algum projeto. Em geral, os programas de trainee duram 2 anos, período suficiente para que a empresa tenha uma boa noção do desempenho do funcionário, a área em que ele se sai melhor, se tem capacidade de se adequar às exigências da empresa e do mercado, se tem capacidade de entender o negócio e os processos de sua área de atuação, etc.

Vídeos

Para adicionar, temos estes quatro vídeos da Veja.com, que explicam bem direitinho todos os processos, desde como se candidatar, se comportar na entrevista até como agir depois de contratado. Confira:

Veja também:  Inscrições para o Programa de Trainee HSM 2018



1 comentário em “O que é um Programa Trainee?

  • · Editar

    Ja sou funcionaria efetiva e recebi a proposta de treeine tecnico. Isso é normal acontecer, quero dizer é assegurado por lei funcionario efetivo passar ao cargo de treeine? Existe um tempo máximo exigido por lei após a conclusão do curso para ser treeine?

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *