Trabalho voluntário – por que é importante para o currículo?





O trabalho voluntário faz parte do currículo de muitas faculdades, hoje em dia, para que se obtenha créditos para a formatura. Isso faz com que esse tipo de trabalho seja feito, às vezes, em ambientes não muito úteis, nem com tão boa vontade, o que acaba por desvirtuar e colocar uma certa desconfiança nesse tipo de prática.

Por outro lado, é claro que seria utópico dizer que a pessoa deve deixar suas ambições pessoais de lado ao procurar um trabalho voluntário. Quase ninguém faz isso. O importante, na verdade, é engajar-se em trabalhos realmente relevantes. Trabalhos que ajudem pessoas em situação de necessidade, ajudem na educação de gente que está tendo dificuldades em acompanhar a escola, ajude doentes em hospitais, esse tipo de coisa. Nada de grande alcance, mas efetivo.


O que um empregador normalmente olha é isso. Se o projeto realmente existiu, se realmente foi relevante, se realmente ajudou, se não foi algo apenas para constar do currículo. Experimente fazer algo diferente. Não precisa ser algo grandioso, apenas relevante. Envolva-se na comunidade, mexa-se para arrecadar roupas para famílias carentes, corra atrás de empresas para obter insumos, para conseguir que se engajem nos projetos. Todo mundo ganha. Você, que tem uma experiência real em ajudar os outros, pode conseguir excelentes contatos e pode passar a boa impressão de pessoa responsável e engajada, a empresa, que ganha divulgação e, óbvio, a pessoa que estava passando necessidades, que vai ter uma vida melhor.

Você não precisa começar um grupo de voluntariado ou fazer sozinho. Pode procurar um grupo que já exista, ou se associar a pessoas que tenham o mesmo interesse. Combinando habilidades e divindo o trabalho, a coisa pode ficar muito mais fácil. Um exemplo é desse pessoal abaixo, que passou no Jornal Nacional:


Faça trabalho voluntário de boa vontade, especialmente se estiver difícil obter estágio ou emprego. Consiga um diferencial. Você vai ver que o voluntariado não é tão diferente do que seria sua vida profissional, afinal, por definição, você só ganha dinheiro de verdade se estiver ajudando a outras pessoas.



1 comentário em “Trabalho voluntário – por que é importante para o currículo?

  • · Editar

    procuro uma oportunidade para engressar no mercado de trabalho sou aux. tecnica e enfermagem e estou a disposição para trabalho voluntario,pois para quem ñunca tralhou na area as dificuldades de ser selecionada para uma vaga.obrigada…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *