Quando vale a pena ficar no exterior após o mestrado ou doutorado?



Depois de anos de estudo e dedicação, finalmente você conclui seu mestrado ou doutorado numa renomada instituição no exterior. Título obtido, é hora de pensar sobre o que fazer da vida. Surge, então, a pergunta: fico por aqui mesmo ou retorno ao Brasil?

A resposta a essa pergunta vai depender de uma série de fatores.



Antes de tudo é preciso saber se há chances reais de você ser bem sucedido em sua área no Brasil. Num país que investe pouco em pesquisa e que valoriza pouco seus pesquisadores, às vezes é bastante frustrante retornar sem perspectivas concretas. Se você é daqueles apaixonados pela pesquisa experimental, talvez a melhor opção seja ficar no exterior. Se você é está mais inclinado a lecionar, o Brasil pode oferecer oportunidades tão boas quanto as que existem lá fora. Tudo é uma questão de ponderar sobre seus objetivos e aspirações e então, decidir.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Bons profissionais de pesquisa e ensino tendem a ser bem valorizados em qualquer lugar do mundo, mas é preciso estar atento para identificar onde isso irá acontecer de maneira mais rápida no seu caso específico.





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *