Como pensa um empregador? – parte 3



Na parte 2 de nossa série “Como pensa um empregador?”, vimos com um pouco mais de detalhe como deve ser sua postura na empresa, enfatizando que você deve sempre proteger seu interesse, mas sem jamais perder de vista que você deve gerar resultado para a empresa. Ou seja, não seja nem tirano (o que, para quem está começando, significa uma demissão na certa) nem submisso. Nesta parte 3, vamos ver quais as posturas da empresa com as quais você deve ter cuidado, para que você não aja como submisso.

Tome sempre cuidado com certos discursos encontrados em algumas empresas. Um discurso igualitário, de que se o seu salário aumentar o do seu colega também teria que aumentar só é válido quando o resultado final depende muito mais da combinação do trabalho em equipe do que simplesmente do empenho individual, algo que você deve avaliar se acontece. Se sua empresa não te recompensa adequadamente pela sua dedicação e, principalmente, resultados obtidos, preferindo um discurso igualitário, o que algumas é usado para manter o empregado ganhando menos, é bom você começar a procurar outro emprego. Da mesma forma, se o tratamento costuma ser rude, grosseiro, ou quando você sugere algum descontentamento educadamente e a resposta são ameaças, também é bom você começar a procurar outro emprego. Isso não significa que você deva se rebelar, claro. Jamais faça isso. Apenas procure outra empresa para trabalhar. Use a competição a seu favor!



Lembre-se de que, assim como em outras situações sociais, ser submisso sempre vai te deixar numa situação ruim no longo prazo e fazer as pessoas pararem de te respeitar. O mesmo acontecerá no seu emprego, com seu empregador. Se sua empresa ou seu chefe atual exige que você seja submisso e não dá espaço para você defender seus interesses, seja, mas já trate de ir procurando outro emprego para sair dessa situação o quanto antes, sem se queimar.

Abraço e sucesso!

Aguarde a parte 4!





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *