Há diversas razões para você fazer parte de um trabalho voluntário, seja em sua universidade, trabalho ou na localidade que você vive. A falta de tempo normalmente impede as pessoas a se agarrarem em um trabalho que com certeza lhe trará satisfação.

Por meio dos trabalhos voluntários é possível conhecer novas realidades, superar alguns obstáculos pessoais e ainda contribuir positivamente para vida de um grupo de pessoas.  

Não podemos ignorar a realidade que nos rodeia. Há diversas pessoas na sociedade que precisam de solidariedade para que possam viver com o mínimo de condições apropriadas. Abaixo, você encontrará uma lista de cinco benefícios que participar em um trabalho voluntário podem lhe trazer.

1. Ser voluntário dará mais sentido à sua vida

O voluntário oferece oportunidades para a realização de objetivos na vida de outras pessoas. Isso lhe dará satisfação. Escolher um trabalho sem remuneração leva as pessoas a investirem seu tempo em coisas que realmente lhes interessam. Você pode descobrir um talento que nem mesmo você sabia por ajudar outros.  

2. Ser voluntário é bom para a saúde

Estudos recentes afirmam que aqueles que usam parte do seu tempo para se dedicarem a um trabalho voluntário são menos propensos a sofrerem depressão. Além disso, pessoas que se dedicam a atividades voluntárias tem maior capacidade funcional e melhor auto-estima do que aqueles que não fazem.  

3. É um grande benefício para a carreira

O voluntário oferece ao empregador maiores habilidades. Além da sua especialidade acadêmica, o voluntário obtém outras qualidades que são exercidas na prática durante suas atividades não remuneradas. Os voluntários são funcionários mais fiéis e trabalham melhor em equipe.  

4. Se tornar voluntário aumentará sua produtividade

Fazer parte de uma atividade voluntária fará com que você se sinta mais eficiente. Assim, reduzirá o nível de estresse, levando você a ter maior produtividade em seu dia.  

5. Novos contatos para a vida toda

Esta experiência o permitirá ter um círculo de pessoas que o irá admirar e certamente o recomendará para diversas atividades. Sem contar com o círculo de amizades que você criará em todo o seu tempo como voluntário.

Seu networking será formado, em sua maioria, por pessoas que compartilham algumas de suas maneiras de agir e pensar.

Por William Nascimento

O Google está procurando nesse momento pessoas que possuem o desejo de sair pelo mundo fazendo mapeamento de lugares de difícil acesso, sendo voluntários para atuar no seu projeto conhecido como Street View.

Nesse novo projeto as pessoas vão fazer caminhadas e trilhas com Trekker, ou seja, uma mochila especial que possui uma câmera que captura imagens com uma boa resolução, sendo ela capaz de captar imagens em até 360 graus.

Saiba que a empresa vai oferecer todo o equipamento para órgãos de turismo, organizações sem fins lucrativos, agências do governo, universidades, órgãos de pesquisa ou outras entidades.

Antes o Google só permitia o uso do Trekker, mas hoje existem também demais itens que podem ser de extrema importância para esse tipo de atividade.

E se você tem interesse em ser esse voluntário acesse o site do Google agora mesmo e preencha um cadastro com todos os seus dados pessoais, telefones de contato, email, entre outras coisas. Acesse o site através do link docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGdFd053cU9wdXVOMjJuRHdzZnVkcEE6MQ#gid=0

É preciso ter disponibilidade para viajar, e candidatos que sabem falar inglês terão maiores chances de conseguir essa oportunidade de mapear diversos lugares do mundo.

Por Josiane Fernandes de Jesus