Praticamente todas as dicas para conseguir uma oportunidade de emprego ou para manter-se nele têm o velho e conhecido trabalho em equipe. Só que a maioria das experiências das pessoas não é nada boa. Cada um tem uma opinião diferente para dar seguimento ao projeto e tudo não sai do lugar. O prazo para a entrega chega, o desespero bate e nada foi feito.

Muitos profissionais tentam dar seguimento às suas tarefas sem a interação com os colegas, mas, conseguir manter isso é quase impossível, afinal, a maioria dos empregadores intensifica o trabalho em grupo. Contudo, as próprias exigências das empresas sufocam o espírito coletivo. As organizações estabelecem metas individuais que acabam sendo inatingíveis quando feitas em conjunto.

Para auxiliar profissionais que percebem que produzem mais sozinhos, especialistas listaram alguns mitos e verdades sobre o tema.

Todo profissional precisa saber trabalhar em grupo? Mito. Segundo o especialista em carreira, Edson Carli, toda empresa tem e precisa de especialistas e essas pessoas devem trabalhar sozinhas. Exemplos de funções como advisoring e consultor são cargos que cumprem muito bem suas tarefas de forma solitária.

Porém, quando o assunto mistura trabalho coletivo e inovação a coisa se transforma em uma verdade. Várias cabeças pensam mais que uma quando é o caso de criação de novos produtos, serviços e soluções. A criatividade, segundo a gerente de recrutamento Adriana Tomazinho nasce depois de experiências entre as pessoas.

Agora, ninguém nasce ou deixa de nascer com o “dom” de trabalhar em equipe. De acordo com Carli, mesmo que o profissional se veja com a personalidade de autossuficiente, ele é capaz de aprender a trabalhar em conjunto. Isso advém com o treino.

Outro mito é dizer que as pessoas tímidas não conseguem trabalhar em equipe. Se o ambiente for saudável e aberto para a participação de todos, o introvertido vai conseguir sim contribuir muito com projetos e defender suas opiniões. 

Por Carolina Miranda

Toda empresa é uma grande equipe. Mesmo com setores que visam resultados individuais, o funcionário que pensa como um todo, leva vantagem, pois os resultados finais também vêm da mesma forma.

Quem pensa em equipe além de ser bem visto pela chefia, demonstra que pensa como líder, que pensa como empresa.

Claro que, cada um deve fazer sua parte para colaborar com o rendimento final. Mas, a equipe mostra a diferença quando unida.

Os resultados aparecem, e sendo um bom funcionário, você se destaca dentro da mesma.

Por José Alberi Fortes Junior

Normalmente escutamos falar em Equipes de Trabalho. Mas o que significa isso?

Será que o fato de estarmos agrupados em torno de uma idéia em comum é já suficiente para que se estabeleça uma Equipe?

Basta estarmos juntos e dizermos em comum que faremos isso ou aquilo e realmente o fizermos com êxito?

Cada um gosta de agir por si mesmo e de modo independente, os incentivos e as buscas de unir as pessoas em torno de um ideal são necessários para que se consigam atingir as metas constantes no plano.

Sozinho é possível fazer tudo? Claro que não! Isolados não provaremos nada, nem a nós mesmos, pessoalmente. Quando, pela força das situações, começamos a precisar de outras pessoas e, de forma compreensiva, valorizar a atuação delas, de maneira conjunta para realizar alguma tarefa e perceber o valor que há nisso, podemos estabelecer uma idéia primitiva de Equipe.

Para que desenvolvamos uma Equipe de Trabalho, precisamos nos deixar envolver pelo Espírito que que pode criá-la.

Por Lindomar Vieira

Em qualquer organização, as atividades de rotina, os projetos e as decisões estão baseados em informações-chave. As pessoas que detém essas informações algumas vezes as guardam para si mesmas, imaginando assim poder tirar algum proveito desse fato. Esse tipo de atitude só prejudica o andamento de tudo e ainda pode causar divisões em equipes.

É preciso lembrar que todos devem trabalhar em prol da companhia, e não apenas olhando para si próprios. Omitir, esconder e reter detalhes fundamentais para que as coisas fluam demonstra egoísmo e uma profunda falta de maturidade. Esses indivíduos tentam ser o centro das atenções de uma maneira forçada, só pelo fato de saberem o que os demais ainda desconhecem.

Compartilhe de forma ostensiva com a equipe toda e qualquer informação importante que você receber na empresa. Se todos estiverem cientes a respeito de tudo que for relevante, será mais fácil caminhar de mãos para que os objetivos finais sejam atingidos.

Pessoas que trabalham juntas diariamente precisam estar afinadas umas com as outras. Afinal, elas passam boa parte de suas vidas interagindo e trocando informações e experiências. Existem modos inteligentes de fazer com que esses indivíduos se integrem sem que eles mesmos percebam.

Organizar uma escala alternada para que todos tragam um doce uma vez por semana, estimular que cada um conte o que fez no final de semana, promover um amigo secreto na época de Natal na empresa, instituir a prática de cada aniversariante oferecer um bolo aos demais. Todas essas ações contribuem para que as pessoas se conheçam melhor e se sintam mais à vontade umas com as outras.

Indivíduos que sabem mais a respeito uns dos outros se sentem mais confortáveis para trabalharem juntos. Incentivar isso pode ser um grande trunfo para construir uma equipe vencedora.

Nas equipes de trabalho atuais, é preciso estar atento para que cada membro não fique sobrecarregado ou com excesso de trabalho. É fundamental que cada um saiba sua função e possa colaborar o máximo possível para o sucesso do grupo. Se você tem o papel de lider, não há maneira melhor de conseguir isso do que ser um facilitador.

Facilitador no ambiente corporativo é aquele que não entrega soluções prontas para os problemas e desafios do dia a dia, mas sim motiva e instiga os demais a encontrar caminhos por si mesmos.

Resolver tudo sozinho não estimula a criatividade das pessoas; pelo contrário, só a poda. E não há nada melhor que ver uma equipe dando as mãos e se esforçando para superar obstáculos e obter crescimento.

Ajude a sua equipe a pensar por si mesma fornecendo estímulos adequados. Você verá que o resultado será muito compensador.

Certos indivíduos tem uma capacidade de realização muito grande. Essa capacidade de realização acima da média, leva-os muito vezes a deixar em segundo plano os colegas de trabalho, que também são parte importante para que as coisas aconteçam.

Dificilmente alguém consegue realizar alguma coisa de maneira isolada no trabalho. A habilidade de trabalhar em equipe é cobrada pelas empresas justamente por esse fato. Querer se sobressair demais não dando espaço para que as outras pessoas também possam seu potencial, pode ser qualificado como egocentrismo. Ao invés de tentar fazer tudo sozinho, aproveite o que seus parceiros tem de melhor e use em favor daquilo que você está buscando.

Imagine uma noite de céu estrelado. Não é muito mais bonito ver uma constelação com várias estrelas do que apenas uma isolada?

Tenha brilha próprio, mas sinta-se feliz em ver os outros brilharem também.

Em qualquer tipo de atividade que envolva a participação de muitas pessoas, a comunicação é um fator essencial para o bom andamento do que se deseja fazer. Em uma empresa essa comunicação ocorre, geralmente, entre os diferentes departamentos. Se esse quesito, no entanto, falha; há problemas à vista.

Dificilmente um setor dentro de uma empresa tem autonomia e independência totais para executar suas funções. Ele está sempre em contato com outros, trocando informações, materiais ou conhecimentos.

Caso as relações entre os departamentos sejam ineficientes ou incompletas, o funcionamento da organização como um todo fica prejudicado. Uma boa comunicação interdepartamental, feita de maneira eficaz e sistematizada, evita transtornos desnecessários.

Colabore para um intercâmbio de qualidade entre seu departamento e os demais que existem em sua empresa. Assim, todos sairão ganhando e ainda terão a oportunidade de aprimorar as relações da equipe.

Em empresas dos mais diversos ramos de atividade, há uma tendência cada vez maior no trabalho desenvolvido através de projetos. Cada projeto representa um novo desafio. Nesse contexto, o trabalho em equipe assume um papel fundamental. Nenhum projeto pode ter sucesso se não tiver uma equipe afinada por trás dele.

Não só no trabalho, mas em outras áreas da vida, o trabalho em grupo facilita muito as coisas. Um grupo em que todos estão conscientes de suas funções e comprometidos em desempenhá-las da melhor forma possível certamente será vencedor seja num projeto ou nas atividades organizadas de uma maneira mais tradicional.

Se a equipe trabalha bem, cada membro dela pode se focar melhor em suas atribuições e não há excesso ou falta de serviço para ninguém.

Seja participando dela ou coordenando uma equipe, se você fizer o máximo para cumprir a sua parte, todos serão beneficiados e você estará desenvolvendo uma das equipes mais valorizadas pelo mercado atual.

Sua empresa possui muitas filiais. Elas podem estar próximas umas das outras ou espalhadas em uma grande área, mas o problema é sempre o mesmo: falta de integração ou colaboração entre a matriz e as subsidiárias.

Uma empresa começa a abrir filiais pela necessidade de se expandir no mercado. Este projeto precisa ser muito bem planejado e executado.

Garantir uma afinidade constante entre a matriz e as filiais muitas vezes garante o sucesso da expansão. Esteja sempre pronto a colaborar com seus colegas da matriz, assim como esteja disposto também a cooperar com eles.

Vocês não conseguirão viver uns sem os outros, portanto tratem de formar uma equipe e comecem a trabalhar juntos pelo bem de todos.

Você e seu colega trabalham numa mesma função, mas em turnos diferentes. Suas atividades dependem diretamente das dele e vice-versa. No entanto, você tem problemas constantes pois nunca está a par do que ele fez, faz ou ainda irá fazer. Talvez vocês estejam enfrentando um problema de comunicação.

A comunicação humana é algo extradionário em qualquer lugar. Dentro da empresa não é diferente. Instruções claras e objetivas, passadas de forma correta são capazes de evitar transtornos desnecessários.

Se o seu trabalho está intimamente ligado ao de outras pessoas é fundamental que o canal de comunicação entre vocês seja o mais aberto possível. Todos devem estar cientes do está acontecendo o tempo todo.

Uma comunicação eficaz facilita a vida de todos e torna a rotina diária de trabalho muito mais tranquila e eficiente.

Aquele relatório excepcional chegou às mãos do seu chefe. Você ajudou em cada detalhe que está escrito lá, mas foi seu colega que assinou o trabalho. O que você faz? Fica na sua ou diz ao chefe que você participou ativamente e também merece os créditos por isso?

Trabalhos feitos em equipe são sempre uma soma de forças. Se todos os componentes da equipe são comprometidos, nada mais justo que os créditos dos trabalhos realizados sejam atribuídos a todos, sem distinção.

O que não é justo, é você querer levar a “fama” sem ter feito nada. Mas se você suou a camisa e se empenhou, cobre a presença do seu nome no resultado final.

Valorize a sua participação nos trabalhos de equipe, isso fará bem a você e também será um exemplo para seus colegas.

Pode até parecer um clichê mas o trabalho em equipe foi, é e sempre será valorizado em toda empresa moderna. Mais do que uma qualidade, saber trabalhar em equipe tornou-se uma necessidade na conjuntura atual.

Equipes bem coordenadas e com sintonia entre os membros produzem mais. Cada componente manifesta plenamente suas potencialidades e supre as eventuais deficiências de outros membros.

As tarefas ou os projetos são melhor executados e com isso, ganham os indivíduos e a empresa ao mesmo tempo.

Coopere, seja pró-ativo, oriente, estenda a mão. Um grupo bem afinado torna o trabalho mais fácil e mais prazeroso, além de abrir a possibilidade de fazer sugir excelentes amizades.