Em meio a mudanças sistêmicas e às turbulências causadas por crises econômicas cada vez mais constantes, mais e mais pessoas optam pelo trabalho por conta própria. Essa é uma decisão que deve ser muito bem pensada, já que traz consigo uma série de implicações importantes.

O trabalho autônomo tem vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, estão o fato de o indivíduo ser o chefe de si mesmo, a definição dos próprios horários de trabalho, a possibilidade de melhorar os rendimentos baseada apenas em esforço próprio, entre outras.

Como desvantagens, podemos citar: os rendimentos variáveis a cada mês (representado uma relativa “instabilidade” financeira), a necessidade de um planejamento previdenciário próprio (que é, por vezes, mais oneroso que o normal), a administração de todos os aspectos envolvidos na atividade (na maior parte das vezes, não há ninguém para auxiliar).

Quem pretende trabalhar para si mesmo tem que estar consciente do próprio perfil profissional e ponderar se ele se encaixa nesse tipo de situação.

Se você decidir que é isso é o melhor para você, arregace as mangas e vá em frente!

Histórias de sucesso não faltam!

O mercado de trabalho em nossos dias é muito dinâmico. Em tempos de crise mundial e demissões, o desemprego é um fantasma que está sempre rondando. Trabalhar por conta própria pode ser a saída para quem está sem rumo.

O trabalho autônomo e informal é uma realidade forte no Brasil. Pelo alto custo de contratação de pessoas, pela falta de qualificação do trabalhador ou opção própria, os profissionais informais e autônomos ganham cada vez mais espaço.

O ramo de vendas e o de prestação de serviços são os que mais empregam autônomos e informais. Um cuidado com o mercado informal é garantir reservas financeiras para acidentes de percurso, como doenças ou despesas extras, já que o informal ou autônomo não tem direito à assistência do INSS caso não recolham a contribuição.

Trabalhar na informalidade ou autonomamente pode ser uma experiência muito válida, basta ter disciplina para cuidar de tudo por conta própria.