Você está desempregado e não vê o momento oportuno de conquistar seu emprego? Pois é, inúmeros brasileiros passam pela mesma situação caótica, que mesmo com os dados mais otimistas por parte do governo brasileiro, não sentem tal instante o inflar do ego.

Em vista disso, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, em sociedade com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), elaborou uma ferramenta capaz de calcular a probabilidade de colocação no mercado de trabalho àqueles que estão desempregados para os próximos 30 dias.

A ferramenta, batizada vulgarmente de Termômetro Nacional do Emprego, é bem simples e pode ser acessada de várias regiões do país, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. O endereço da página é www.termometrodoemprego.sp.gov.br.

O internauta que deseja saber seu grau empregatício deverá responder no link acima questões pessoas como estado civil, sexo, idade, grau de instrução e número de filhos. No campo profissional informações como experiência, renda mensal domiciliar e quanto tempo o usuário está procurando emprego serão solicitados.

A ferramenta parece ser interessante, mas será mais um daqueles artifícios adotados para circundar a vida do cidadão?

Por Luiz Felipe T. Erdei