A chave do sucesso profissional é o conjunto de habilidades e qualidades que o profissional deve ter para atingir seus objetivos.

Não importa se você tem seu próprio negócio ou se é funcionário de uma empresa, o que todos buscam é o sucesso profissional, mas a grande maioria não consegue e muitos nem conseguem chegar perto deste objetivo.

O que se comenta é que o segredo é ter a chave do sucesso profissional para atingir sua meta, mas afinal, do que se trata esta chave?

A chave do sucesso profissional nada mais é do que um conjunto de habilidades e qualidades que o profissional deve ter para conseguir êxito em sua carreira. Todos nós temos habilidades, mas nos destacamos mais por uma ou outra, por exemplo, há pessoas que são mais determinadas e batalham com determinação para conseguirem realizar o seu sonho.

Outras pessoas são mais autoconfiantes e por mais difícil que seja a situação, não se deixam abater.
Há aqueles profissionais que se destacam pela criatividade, outros chamam a atenção por serem capazes de lidar com os problemas, por piores que possam ser, com sangue frio e muita calma.

Mas diante da crise que assola o país, o pessimismo das empresas em relação à economia e a falta de investimento, a chave do sucesso profissional está justamente no conjunto destas e outras habilidades.

Mas um fator determinante para conseguir o sucesso profissional, é que não basta ficar sonhando, fazendo projetos, se programando, chega um momento em que é preciso avançar para a parte prática.
Claro que o planejamento é indispensável para o sucesso de todo profissional, mas é preciso ter muita cautela para não ficar se programando demais, pois há profissionais que acabam perdendo uma excelente oportunidade para sua carreira, simplesmente porque consideraram muito cedo para aceitarem um novo desafio, não se considerando ainda preparado para assumir tal responsabilidade.

Querer alcançar o sucesso profissional, todos querem, a questão é: quantos realmente fazem algo para atingir seu objetivo?

Não adianta ficar esperando que a empresa lhe dê uma promoção, você precisa fazer sua parte e ser determinado para atingir o sucesso e caso a empresa não reconheça sua capacidade, uma outra poderá reconhecer, mas para isso, é preciso realmente estar qualificado.

Você domina bem um segundo idioma? Está sempre procurando fazer cursos de aprimoramento em sua área de atuação? É um profissional atualizado com o mercado? Está por dentro das últimas tecnologias?

A chave do sucesso está com você, é preciso investir em sua carreira, se qualificar profissionalmente e ficar atento às oportunidades que vão surgindo, pois a chave sozinha não abre nenhuma porta, é preciso que alguém, neste caso você, comece a agir!

Por Russel

Você sabe o que os profissionais de sucesso fazem na primeira hora do dia? Você está enganado se pensou a alternativa: pegar o smartphone para checar o e-mail. Pois é. Surpreenda-se a partir de agora com algumas dicas de como obter sucesso sem precisar estar o dia todo no mundo virtual:

– Cuidado com os e-mails todos os dias – Procure verificar seu e-mail apenas no trabalho, até as 9h30 ou 10h, por exemplo. Ler e-mails em casa nunca é uma tarefa produtiva, pois se algo precisa urgentemente de sua atenção, alguém irá te chamar ou te enviar uma mensagem apenas.

– Comece sempre pelo pior – Se quiser que primeiro o problema seja resolvido logo no começar do dia, comece então por aquele que parece pior. Desta forma, você não gastará muito tempo para pensar sobre ele e terá a sensação, depois que solucioná-lo, de que o pior do dia já passou.

– Mantenha contatos – O dia sempre começa com atendimento ao cliente, pois os consumidores são a realidade do seu negócio. No dia a dia, você pode também poder manter contato com colegas de trabalho que você normalmente não interage, por exemplo, ou ainda conversar com seus mentores – ou seja, valorizar e priorizar o lado humano do trabalho, pois ele geralmente se perde no dia a dia.

– Seja eternamente grato – Comece seu dia com um ritual em que você seja capaz de pensar durante por pelo menos dez minutos, pois é o tempo suficiente para você poder agradecer – tanto a família como seus amigos e sua carreira. Depois, você ainda deve visualizar tudo aquilo que você gostaria muito de conquistar, ou pessoalmente ou em sua carreira.

– Ame o seu trabalho – Outra excelente dica para começar suas manhãs é se perguntar sempre se, neste exato momento, você está fazendo o que quer da vida, ou se sente feliz no que está fazendo ou que escolheu para fazer. Esta é uma lição de Steve Jobs, fundador e presidente da Apple, que foi discutida durante um evento de formatura dos alunos de Stanford.

Por Daniela Almeida da Silva