Infelizmente, todos os anos são registrados milhares acidentes de trabalho no país e no mundo. São fatalidades, muitas vezes, quase que inevitáveis, nos quais os empregadores tem alguma responsabilidade. Todos os empregados devem estar devidamente seguros em seu ambiente de trabalho, independente da função que possa exercer ou dos materiais que são utilizados como os instrumentos do dia a dia, já que a integridade física fica totalmente a mercê em muitos dos casos. 

O artigo 166 da CLT é a que garante esses direitos e diz ainda que a emrpesa tem total obrigação de fornecer equipamentos de segurança específicos para cada setor conforme seu risco, que vai desde acidentes fatais a danos irreversíveis á saúde.

A empresa também tem a obrigação de fiscalizar o uso dos equipamentos, assim como conscientizar cada colaborador. Já o artigo 167 inciso I e II já garante que o empregador tenha necessariamente os demais recursos como Segurança (conhecida como CIPA) e medicina do trabalho, para que não possa ser desabonada e responsável em caso de sinistros maiores.

Caso não haja o cumprimento de todas as normas estabelecidas, a empresa tem como obrigação arcar com despesas nos casos extremos, pagando idenizações para as famílias envolvidas e também respondendo judicialmente por qualquer dano citado, mesmo de natureza leve.

Para finalizar, o artigo 7º do inciso XXVIII é o responsável pelas garantias do valor do beneficio previdenciário que os dependentes vão receber (em caso de sinistro com o empregado), assim como o artigo 212 da lei 8.213 de 1991. Contudo, a empresa ficará com "passagem" pelo Ministério doTrabalho e também do Ministério Público do Trabalho, podendo ter inúmeras complicações futuras.

Segundo pesquisas realizadas recentemente aqui no Brasil, cerca de 20% dos trabalhadores que atuam principalmente em metalúrgicas perdem as suas vidas decorrentes de acidentes de trabalho. Em São Paulo, tivemos um infeliz exemplo desse caso, onde dois trabalhadores perderam as suas vidas ao serem atingidos por um gigantesco guindaste que caiu sobre parte da arquibancada, no futuro estádio do Corinthians, em Itaquera.Em nota, a empresa garantiu todos os direitos da família, assim como os demais procedimentos, como ajuda no funeral, entre outros.

Por Luciana Ávila

A quem interessar possa, estão incorretas as informações contidas em post do dia 22 de janeiro de 2013 onde se dizia que a Embraco teria 10 vagas abertas para vendedores na cidade de Joinville/SC. A empresa, na verdade, não está ofertando quaisquer vagas no momento.

Pedimos desculpas aos nossos leitores por quaisquer transtornos causados.

A Fundatec – Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência – é uma entidade de direito privada, instituída em 1973, sem fins lucrativos, que atua nos serviços de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Atua na aplicação do conhecimento através de pesquisas, desenvolvimento, educação e inovação.

A fundação executa concursos públicos (como o da Companhia de Geração e Transmissão de Energia, para o cargo de médico do trabalho, com inscrições podendo ser enviadas até o dia 01/02/2010).

A fundação possui também uma escola profissional, voltada à profissionalização de técnicos para atuar em diversas organizações, além de oferecer cursos no nível de pós-graduação e MBA.

Além disso, atua em diversos projetos: entre os projetos desenvolvidos pela Fundatec podemos citar o Curso de Aperfeiçoamento Especializado em Saúde Mental, realizados com recursos do Ministério da Saúde, projeto de Análise Química de Solos e o Projeto de Monitoramento Sorológico. A Fundatec está localizada na rua Professor Cristiano Fischer, 2012, em Porto Alegre. Telefone para contato: (51) 3320-1000. Para atendimento online, acesse aqui.

Fonte: www.fundatec.com.br

Créditos: Cris Keller

A Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo) é uma fundação, criada em 1974 e vinculada à Secretaria da Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivos elevar os níveis de eficiência da Administração Pública do estado.

Para isso, a Fundap atua na formação e aperfeiçoamento de executivos que atuarão no serviço público estadual, no desenvolvimento de tecnologia administrativa, na prestação de assistência técnica e na realização de pesquisas aplicadas à economia do setor público.

A Fundap tem como clientes empresas ligas à administração pública do estado de São Paulo, como a Assembléia Legislativa, a Casa Civil, a Companhia Energética de São Paulo (CESP), A Faculdade de Medicina da USP, A Fundação Memorial da América Latina, o Instituo Florestal, a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria da Habitação, a Secretaria do Menor, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, dentre outras. Atua também em outros estados e municípios brasileiros, respondendo à demanda do governo federal, inclusive em projetos internacionais.

A Fundap atua no setor de estágios: no endereço estagio.sp.gov.br é possível ter acesso ao programa de estágio desenvolvido até 2009. A Fundap conta com mais de 200 funcionários, que atuam em todas as áreas de conhecimento relacionadas à administração pública. O endereço da fundação é Rua Cristiano Viana, 428, Cerqueira César, São Paulo. PABX: (11) 3066-5500.

Fonte: www.fundap.sp.gov.br

Créditos: Cris Keller

A equipe do Agencia Empregos deseja a todos um Feliz 2010! Esperamos, sinceramente, que você que está aí procurando trabalho consiga seu tão sonhado emprego neste ano que se aproxima, e que você que está aí recrutando pessoas consiga preencher suas vagas rapidamente com excelentes candidatos!

As perspectivas para 2010 são boas. Se em 2009 tivemos um susto com a crise no primeiro semestre, no segundo semestre o mercado se aqueceu e se tornou muito promissor. Como a economia está aquecida, 2010 promete muito, principalmente em janeiro e fevereiro, época em que as contratações costumam aumentar.

Feliz Ano Novo!

Não há nenhum profissional que não tenha modelos humanos em quem se inspirar. Algumas pessoas realmente passam a constituir exemplos de comportamento, dedicação e inteligência. São esses indivíduos que devem servir de base para aqueles que desejam vencer.

Muitos profissionais acabam subindo na vida de maneiras muito reprováveis. Enganam, bajulam, “pisam” e subestimam os que os cercam. Para eles, os fins justificam os meios e nada mais importa. Quem pretende construir uma carreira sólida deve pautá-la numa conduta irrepreensível e procurar se espelhar em pessoas dotadas dos mais altos valores morais e éticos, tomando os que não se enquandram nesses moldes como exemplos do que não fazer.

Selecione muito bem aqueles que irão inspirar sua trajetória de trabalho. Separe bem o “joio do trigo” para não acabar agindo insensatamente.

Você que nos lê por e-mail, RSS ou visitando o site deve ter notado que, nas últimas postagens, colocamos alguns tópicos que deveriam ter ido para o RH, não para o blog principal.

Pois bem, estamos fazendo um teste, para ver se isso aumenta a visibilidade dessas vagas e o interesse do leitor. Se der certo, manteremos assim.

Se puder deixar sua opinião, seja você um empregador ou esteja procurando emprego, agradecemos.

Um slide muito bem humorado, em inglês, com dicas para sobreviver à crise que se abate sobre nós. Embora as ilustrações possam dar uma outra idéia, as dicas são quentes. Espero que goste!

Entendeu? Bom, se não entendeu, taí a tradução abaixo, pelo número do slide:

1. O que fazer e o que não fazer… quando encarar uma recessão
2. Você não deve
3. Perder o controle
4. Se assustar
5. Cometer loucuras
6. Começar a beber
7. Acreditar em tudo que vê na TV
8. Deixar o medo te controlar
9. Se esconder até que tudo acabe
10. Sentar e relaxar
11. Se fechar para o mundo
12. Sentir-se pressionado
13. Ou se desligar da tomada
14. Mas…
15. Você deve
16. Interpretar os sinais
17. Limpar sua caca
18. Ser flexível
19. Experimentar
20. Inteirar-se de novas tecnologias
21. Escutar seus clientes
22. Abraçar-se a seus clientes
23. Tentar algo novo
24. Ficar perto de seus inimigos
25. E por fim
26. Curtir a vida
27. E não deixar que a crise arruine seu Natal
28. Fim

Como alguns leitores têm nos pedido dicas de vídeos de motivação, resolvi fazer uma compilação com esses vídeos de Daniel Godri Junior que encontrei no Youtube. Daniel dá um enfoque um pouco mais religioso, o que o leva, de certa forma, a ir mais de encontro aos anseios gerais da população.

Motivação não é muito minha área, normalmente eu faço análises mais aprofundadas de termos bem específicos. Mas espero que gostem dos vídeos:

Motivação em equipe

Motivado x Bola Murcha

Motivação Carrapicho

Conseguindo realização pessoal no trabalho

Se você está procurando um cargo de gerência, diretoria, ou qualquer outro cargo executivo, uma dica é procurar sua vaga na Robert Half Brasil.

A Robert Half é uma agência de empregos internacional, com mais de 350 escritórios distribuídos pelo mundo. Isso significa que, além de realizar recrutamento para cargos executivos de grandes empresas, a Robert Half também realiza recrutamento para outros países, como Japão, Nova Zelândia e outros.

Fica a dica. Acesse o site pelo endereço http://www.roberthalf.com.br

A Magnesita Refratários está com inscrições abertas para seu Programa de Trainees e Estagiários 2009.

Para concorrer a uma das vagas para estagiário, o candidato deve estar no último ano dos cursos de administração, ciência da computação, ciências contábeis, comércio exterior, direito, economia, engenharias ou psicologia.

Já as vagas para trainees são para candidatos graduados entre dezembro de 2006 e dezembro de 2008 nos cursos de administração, ciência da computação, ciências contábeis, comércio exterior, direito, economia e engenharias.

As vagas são para as cidades de Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Brumado (BA) e Rasa (Argentina).

Para se candidatar, clique no link abaixo:

http://www.grupofoco.com.br/magnesita2009/

Via G1

Na parte 2 de nossa série “Como pensa um empregador?”, vimos com um pouco mais de detalhe como deve ser sua postura na empresa, enfatizando que você deve sempre proteger seu interesse, mas sem jamais perder de vista que você deve gerar resultado para a empresa. Ou seja, não seja nem tirano (o que, para quem está começando, significa uma demissão na certa) nem submisso. Nesta parte 3, vamos ver quais as posturas da empresa com as quais você deve ter cuidado, para que você não aja como submisso.

Tome sempre cuidado com certos discursos encontrados em algumas empresas. Um discurso igualitário, de que se o seu salário aumentar o do seu colega também teria que aumentar só é válido quando o resultado final depende muito mais da combinação do trabalho em equipe do que simplesmente do empenho individual, algo que você deve avaliar se acontece. Se sua empresa não te recompensa adequadamente pela sua dedicação e, principalmente, resultados obtidos, preferindo um discurso igualitário, o que algumas é usado para manter o empregado ganhando menos, é bom você começar a procurar outro emprego. Da mesma forma, se o tratamento costuma ser rude, grosseiro, ou quando você sugere algum descontentamento educadamente e a resposta são ameaças, também é bom você começar a procurar outro emprego. Isso não significa que você deva se rebelar, claro. Jamais faça isso. Apenas procure outra empresa para trabalhar. Use a competição a seu favor!

Lembre-se de que, assim como em outras situações sociais, ser submisso sempre vai te deixar numa situação ruim no longo prazo e fazer as pessoas pararem de te respeitar. O mesmo acontecerá no seu emprego, com seu empregador. Se sua empresa ou seu chefe atual exige que você seja submisso e não dá espaço para você defender seus interesses, seja, mas já trate de ir procurando outro emprego para sair dessa situação o quanto antes, sem se queimar.

Abraço e sucesso!

Aguarde a parte 4!