Há oportunidades abertas em diversos cargos na região de São José dos Pinhais, no Paraná.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ou popularmente conhecido como Sebrae, do estado do Paraná, divulgou que está com oportunidades de emprego abertas para a região de São José dos  Pinhais.

As vagas oferecidas são as seguintes:

  • 1 vaga de Supervisor de Transporte com habilidade e experiência para trabalhar na área operacional diretamente com transporte rodoviário e também com conhecimentos de rotas dentro do estado do Paraná no horário das 08h às 18h, de 2ª a 6ª feira e também uma disponibilidade aos sábados. É oferecido um salário de R$ 1.800,00, juntamente com vale-transporte e refeição no próprio local;
  • 1 vaga de Vendedor Interno com ensino médio completo e experiência com vendas dentro da área industrial, no atendimento ao cliente e ainda no cumprimento de metas. O candidato aprovado vai trabalhar das 08h às 18h durante a semana e receber vale-alimentação de R$ 265,00 por mês, vale-refeição de R$ 10,00 ao dia, vale-transporte ou vale-combustível, mais assistência médica e variáveis;
  • 1 vaga de Auxiliar Comercial que deve estar cursando Administração (ênfase em Comércio Exterior ou Administração de Empresas) ou Ciências Contábeis, com nível intermediário do Pacote Office e ainda uma experiência na área comercial, com redes sociais e atendimento ao cliente no ramo de vendas tecnologia ou senão software. Esse cargo é para atividades em horário e são oferecidos os benefícios estabelecidos por lei;
  • 1 vaga de Assistência de Cobrança Jr., cursando um curso em nível superior e nível básico do Pacote Office, mais experiência em cobrança ativa. As atividades envolvem a cobrança ativa de pessoas jurídicas, seja via envio e recebimento de e-mails, mais análise diária de extratos bancários para confirmar depósitos, entre outros serviços. A empresa oferece vale-alimentação de R$ 200,00 por mês, vale-refeição de R$ 13,20 por dia, plano de saúde e odontológico, vale-transporte, seguro de vida e ainda bonificação trimestral depois do período de experiência;
  • 18 vagas de Operador de Empilhadeira com ensino médio completo, carteira de habilitação B e um curso de Empilhadeira. A empresa oferece fretado e refeição direto no local de trabalho, além de outros benefícios.

Informação para se candidatar acesse o site www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Trabalhe-Conosco.

Por Fernanda de Godoi

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS) abriu um edital de processo seletivo destinado à contratação de profissionais para o seu quadro de funcionários e estagiários.

As vagas de estágio são para atuar na Capital e para se candidatar é preciso estar cursando a partir do 3º semestre do curso de Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Psicologia. A bolsa-auxílio será de R$ 790,70, mais R$ 100,00 de Auxílio Transporte. Quem se interessar deve enviar o currículo para o e-mail estagio@ms.sebrae.com.br.

Segundo o edital, para funcionários serão 21 vagas e formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para os cargos de Assistente e Analista Técnico. Os profissionais contratados irão atuar nas cidades de Campo Grande, Coxim, Dourados e Naviraí.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter o ensino médio completo ou formação em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Tecnologia da Informação, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, entre outras formações.

Os salários variam entre R$ 2.101,79 e R$ 4.447,69, de acordo com cada função. A carga horária pode chegar a 40 horas semanais. Além do salário mensal, o SEBRAE oferece benefícios como Vale Alimentação, Assistência Médica, Auxílio Licença Médica, Plano de Previdência Privada, Auxílio Financeiro à Saúde, entre outros.

O certame será de responsabilidade da Fapetec, que disponibilizou o edital completo no seguinte site www.comunicadointerno.com.br. No mesmo endereço eletrônico é possível preencher o formulário de inscrição. O prazo de inscrições termina no dia 16 de janeiro de 2014 e não será cobrada taxa de participação dos candidatos interessados.

A seleção será feita mediante a análise de competências técnicas, prova objetiva de conhecimentos específicos, prova situacional e entrevista. A data de realização das provas será informada por meio de edital de homologação das inscrições, a ser divulgado no site www.comunicadointerno.com.br.

Por Robson Quirino de Moraes

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anunciou um processo seletivo para os cargos de Analista Técnico I e Analista Técnico II. As oportunidades são para a cidade de Brasília (DF). Vale lembrar que inicialmente a contratação é de um ano e este período pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo tempo. 

Para vaga de Analista Técnico I, o candidato deverá ter concluído o curso de graduação em Direito. Além disso, é preciso possuir experiência em análise/acompanhamento de processos, em matérias na área tributária com ênfase em ICMS e em acompanhamento de matérias legislativas. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 4.902,46, além dos benefícios de assistência médica, assistência odontológica, plano de previdência privada, vale transporte, auxílio educação para filhos, seguro de vida em grupo e auxílio alimentação ou refeição.

Já para a vaga de Analista Técnico II, o candidato deverá ter concluído a graduação e pós-graduação em qualquer curso. Além da formação, também é necessário possuir conhecimentos em inglês ou espanhol e ter experiência comprovada na área de gestão de projetos industrial. A jornada de trabalho também é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 8.104,27 e benefícios como assistência médica, assistência odontológica, plano de previdência privada, vale transporte, auxílio educação para filhos, seguro de vida em grupo e auxílio alimentação ou refeição.

O processo seletivo é composto por análise curricular, prova objetiva, estudo de caso e prova técnica-situacional. A empresa responsável pelo processo seletivo é a EGaion Consultoria. Vale lembrar que todas as etapas serão realizadas em Brasília (DF).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e as inscrições serão encerradas no dia 18 de novembro de 2013.

Em caso de dúvidas e informações sobre o edital, acesse o site www.egaion.com.br e procure pela seleção "SEBRAE/NA – 02/13".

Por Flávia Rabachim

O SEBRAE – Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas –  possui Unidade Central em Brasília e  vinte e sete unidades espalhadas por todo o Brasil. É  o sistema mais conhecido que auxilia no desenvolvimento e capacitação voltados aos pequenos e médios empreendedores, de forma sustentável e muito eficaz..

O Sebrae de  Minas Gerais está realizando processo seletivo para diversas vagas na modalidade efetivo. As vagas são preferencialmente destinadas as pessoas com necessidades especiais que irão atuar em Belo Horizonte,  Varginha e UberlÂndia.

Segue abaixo algumas informações básicas sobre as oportunidades que estão em aberto:  

– Assistente II – Sistema de Formação Gerencial – Salário: R$ 1.514,61 – Para trabalhar em período integral (8 horas – 40 horas semanais). O Responsável irá atuar na cidade de Belo Horizonte  e as exigências para  análise curricular são: tato para negociações, residir na cidade e ter o conhecimento do pacote office.  Necessário experiência em rotinas administrativas escolares e vivência em equipe. A escolaridade exigida é Superior Completo.  

– Analista Técnico I – Regional Sul. Vaga para atuar na cidade de Varginha . O salário oferecido é de R$ 4.704,36. Necessário Ensino Superior  Completo, CNH categoria B, conhecimento atualizado das micro e pequenas empresas, além de muito domínio em Gestão de Negócios e Finanças. Imprescindível disponibilidade para viajar.  

– Assistente II PCD – Para a cidade de Uberlândia. Salário R$ 1.514,61. Necessário segundo grau completo, vivência em rotinas administrativas e bom relacionamento interpessoal.    O número de vagas é limitado e o início imediato.

O início pode ser imediato ou os candidatos podem ficar em stand by cadastrado no banco de talentos para uma segunda chamada. Além do salário a empresa oferece  benefícios que somam Auxílio Educação, Assistência Médica, Previdência Privada e possibilidade para bolsas de estudos.    

Para maiores informações os candidatos devem entrar em contato com as unidades correspondentes a cada localidade através dos telefones: 31- 3379-9100 (Belo Horizonte) , 35- 3219-3350 (Varginha) e 34- 3231- 9391 (Uberlândia).

Por Luciana Ávila

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), visando selecionar e capacitar jovens profissionais, está realizando um processo de seleção com oferta de vagas para o novo Programa de Trainee da companhia.

Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas para jovens recém-formados em Administração de Empresas, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Ciências Políticas, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia, Direito, Estatística, Psicologia, Pedagogia ou Turismo. A graduação deve ter sido concluída entre julho de 2011 e julho de 2013.

A remuneração mensal será de R$ 4.902,46. Os selecionados receberão ainda benefícios como assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, vale transporte, plano de previdência privada, auxílio alimentação, seguro de vida em grupo e auxílio educação para os filhos.

Os interessados nas vagas devem se cadastrar pela internet, no site www.cespe.unb.br, até a data limite de 11 de novembro de 2013. Vale acrescentar que a taxa de inscrição será de R$ 45,00.

Os inscritos serão submetidos à análise curricular, prova objetiva e prova de dissertação.

A aplicação dos exames está agendada para o dia 26 de janeiro de 2014, em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com certeza é hoje uma instituição de grande conceito no nosso país, sendo ela a grande responsável pela abertura de novas pequenas, medias e grandes empresas.

Nesse momento a Escola SEBRAE seleciona novos profissionais para atuarem na cidade de São Paulo. As vagas que se destacam são para atuar nas áreas de Startup de: Empresas, Administração Geral, Marketing e Finanças, destinadas a candidatos com ensino superior e pós-graduação. Os candidatos precisam tertambém conhecimentos no pacote Office e inglês fluente.

Os contratados vão receber salário no valor de R$ 6.702,00, para a jornada semanal de 40 horas, ou seja, o trabalho será realizado de segunda a sexta-feira em horário comercial. Fora isso, será pago também todos os benefícios que são: vale transporte, vale refeição, assistência médica,seguro de vida, participação de lucros, assistência odontológica, entre outros.

O processo seletivo será feito através de análise curricular, avaliação de conhecimentos e prova de redação, comprovação documental, avaliação de habilidades e atitudes e análise de dados e fatos.

E se você tem interesse em trabalhar em uma empresa como a SEBRAE, acesse o site da empresa através do link www.sebraesp.com.br/index.php/29-trabalhe-conosco e cadastre agora mesmo o seu currículo e boa sorte.

Por Josiane Fernandes de Jesus

O Sebrae-RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro) está fazendo o credenciamento de pessoas jurídicas com o objetivo de reforçar o seu quadro de instrutores.

Para participar do credenciamento é necessário ser prestador de serviços nas áreas de políticas públicas, associativismo e cooperativismo, recursos humanos, serviços financeiros e contábeis, legislação aplicada à MPE, marketing e venda, educação, gestão da produção e qualidade, comércio exterior, planejamento empresarial, sustentabilidade, inovação, agronegócios, desenvolvimento setorial e desenvolvimento territorial.

A seleção será composta por análise da experiência, avaliação da análise documental de regularidade jurídica, análise fiscal dos candidatos e avaliação dos profissionais indicados.

A remuneração variará entre R$ 60,00 e R$ 200,00 a hora/aula.

As candidaturas podem ser feitas pela internet, na página www.fapetec.org. Após a candidatura virtual, os documentos solicitados devem ser entregues no Sebrae da Capital Carioca. Vale destacar que o credenciamento será realizado até 31 de dezembro de 2013 e um mesmo candidato poderá  se inscrever para no máximo três áreas de conhecimento.

Para saber mais, leia o edital na íntegra.

As vagas podem passar por mudanças no decorrer do dia.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares

O Sebrae-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul), em parceria com o CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, confirmou a realização de um processo seletivo voltado para a contratação de Orientadores e  Agentes Locais de Inovação.

Ao todo, estão sendo ofertadas 54 vagas de emprego, das quais 30 formarão cadastro de reservas e 24 serão destinadas a contratações imediatas. As chances são para diversos municípios.

Para concorrer às vagas é necessário ser graduado nos seguintes cursos: Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Moda, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Química, Marketing, Logística, Moda, entre vários outros.

Os contratados receberão R$ 1.100,00 durante o primeiro mês e depois desse período passarão a receber entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00, além de R$ 600,00 referentes à ajuda de custo.

Os interessados nas propostas devem se candidatar até a data limite de 5 de maio de 2013, no site www.idort.com.

Para obter mais detalhes sobre o certame,  acesse o edital completo.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acaba de abrir vagas para seu mais novo processo de credenciamento de profissionais. O certame tem a finalidade de cadastrar prestadores de serviço nas áreas de consultoria e instrutoria.

As chances contemplam as seguintes áreas do conhecimento: Recursos Humanos, Empreendedorismo, Serviços Financeiros, Hotelaria, Educação, Marketing e Vendas, Contabilidade, Comércio Exterior, Gestão da Produção e Qualidade, Planejamento Empresarial, Legislação, Inovação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Setorial, Desenvolvimento Territorial, Associativismo e Cooperativismo, Agronegócios e Políticas Públicas.

De acordo com o Sebrae, a remuneração será variável, podendo oscilar de R$ 60,00 a R$ 300,00 por hora/aula trabalhada. Os valores dependerão diretamente da formação do instrutor/consultor, bem como da área de atuação.

Para concorrer às vagas, os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário de candidatura na página do Sebrae Nacional. A data limite para se inscrever é o dia 18 de fevereiro de 2013. Os documentos para credenciamento devem ser postados até o dia 19 de fevereiro.

Para obter mais informações sobre o credenciamento, acesse o site www.fapetec.org.

Por Larissa Mendes de Oliveira

O Sebrae – AL, irá selecionar 30 pessoas para ocupar o cargo de agente local de inovação e orientador, em Alagoas.

Ao todo são 30 vagas para o cargo de agente local, sendo que 20 delas são para contratação imediata e as outras 10 para cadastro reserva.

Podem participar da seleção, candidatos com no mínima 3 anos de graduação, concluída entre abril de 2010 e dezembro de 2013, com o diploma reconhecido pelo Mec, entre outros requisitos.

Para o cargo de orientador, serão uma vaga para contratação imediata e uma para cadastro reserva. Alguns requisistos são: ensino superior com conclusão de pelo menos seis anos, bem como formação como mestre ou doutor, ter tido participação como orientador de graduandos ou pós-graduandos e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

O processo seletivo será composto por inscrição no site, análise curricular, avaliação de conhecimentos, entrevistas individuais, análise de documentações.

Os contratados para o cargo de agente local de inovação receberão bolsa de Extensionismo do CNPq, durante dois meses de capacitação, no valor de R$ 1.100,00 e bolsa de R$ 3.600,00 durante os 24 meses de trabalho de campo, após a capacitação, sendo que R$ 600,00 desse valor já está incluído a ajuda de custo.

Já para os contratados para o cargo de orientador, a bolsa é de R$ 4.000,00 durante o trabalho de campo no período de 24 meses.

As inscrições poderão serem realizadas até dia 5 de janeiro, através do site: http://www.idort.com/portal.php/sebrae/sebrae-al .

Por Daniela Almeida da Silva

O Sebrae/AC – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre, acaba de anunciar a abertura de processo seletivo destinado à contratação imediata de 16 profissionais e composição de cadastro de reservas com 160 nomes.

As chances são para candidatos com Nível Médio e Superior, sendo que as remunerações iniciais variarão entre R$ 1.837,54 e R$ 3.196,37.

As vagas contemplam os cargos de: Assistente Administrativo, Analista Jurídico, Analista Administrativo, Analista de Auditoria, Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação e Analista de Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos. As oportunidades aqui mencionadas podem sofrer alterações a qualquer momento do dia.

Dentre os requisitos, além da comprovação da escolaridade, será necessário apresentar documentos que comprovem no mínimo seis meses de experiência, certificado de quitação eleitoral e militar, bem como, documentação pessoal que confirma a idade maior que 18 anos. Cumpre salientar que a cota de 5% das vagas será reservada a portadores de necessidades especiais.

O certame se dará em duas fases, que consistirão na realização de Prova Escrita de Conhecimentos Gerais e Específicos, além de Redação. Ambas as avaliações foram agendadas para o dia 02 de dezembro de 2012.

Os interessados em concorrer, deverão se inscrever até o dia 04 de novembro de 2012, pela internet, no site www.ibeg.org.br. O valor do investimento será de R$ 60,00 ou R$ 90,00, variando conforme o nível de ensino.

Outros detalhes estão disponíveis na página www.ibegconcursos.com.br

Por Larissa Mendes de Oliveira

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), elaborado por meio de uma aliança cooperativa entre o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Programa tem como objetivo transmitir soluções inovadoras e tecnológicas às empresas, dessa forma há 31 oportunidades de trabalho destinadas a candidatos que tenham disponibilidade para atuar como Agentes e Orientadores do Programa ALI.

Como requisitos básicos para a candidatura, o interessado em ser Agente deve ter curso superior completo, em até 3 anos, nas áreas de Engenharias, Design, Marketing, Moda, Administração, Nutrição, Economia, Enfermagem, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Àqueles que desejam se inscrever para a vaga de Orientador, é preciso ser graduado há, pelo menos, 6 anos em qualquer curso. Além disso, o candidato deve ter experiência anterior comprovada no segmento de Mercado, Gestão, Tecnologia e Inovação, e mestrado ou doutorado nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Engenharias, Publicidade, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Para participar, é preciso se inscrever através da internet, pelo site www.concepcaoconcursos.com.br, até o próximo dia 21 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 60,00 ou R$ 70,00, conforme o cargo pretendido.

Os selecionados atuarão em localidades do Estado da Bahia, como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Barreiras.

Por Anne A. Matioli Dias

Quem está na busca de um novo emprego, deve sempre ficar atento as boas oportunidades. Como exemplo, temos o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, mais conhecido como Sebrae-SP, que divulgou um processo seletivo tendo o objetivo de contratar um Consultor de Finanças na cidade de Osasco. O salário mensal proposto é de R$ 6.117,00.

O salário é muito bom, porém os requisitos para o candidato são altos. As pessoas que querem concorrer ao cargo precisam ter pós-graduação em Finanças, Gestão de Negócios ou em outras áreas semelhantes; além de possuírem um veículo próprio; ter vivência em consultoria a empresários e experiência com atividades onde era preciso conduzir grupos e ministrar palestras e cursos.

O processo seletivo se dará por análise curricular, prova de redação e avaliação de conhecimentos específicos.

Aqueles que têm interesse pelo cargo e desejam participar do processo seletivo, devem cadastrar seu currículo na página do Sebrae-SP, até às 10 horas do dia 14 de fevereiro.

Por Tiago Batista

O Programa de Trainee 2012 do Sebrae Nacional já está com as suas inscrições abertas. A seleção oferta 20 oportunidades de trabalho para pessoas que tenham concluído seus cursos de graduação entre os meses de julho de 2009 e julho de 2011. As áreas contempladas com vagas são as seguintes: engenharias, agronomia, administração de empresas, ciências da computação, ciências sociais/sociologia, serviço social, direito, psicologia, pedagogia, ciências políticas, ciências contábeis e atuariais, ciências econômicas, estatística, turismo, publicidade e propaganda, marketing ou relações públicas.

Obtendo a aprovação na seleção, você poderá ter um vencimento no valor de R$ 4.287,93. Além do salário, os aprovados também terão direito aos benefícios de assistência médico-hospitalar, vale transporte, assistência odontológica e auxílio refeição ou alimentação de R$ 660.

No site da Cespe/Unb (www.cespe.unb.br), as inscrições ficam abertas até o dia 12 de outubro de 2011, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 40.

Dia 20 de novembro será aplicada uma prova (objetiva e dissertação) nas seguintes regiões: Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus e São Paulo.

Os selecionados no trainee terão suas atividades alocadas na sede do Sebrae Nacional em Brasília.

Os contratos serão feitos pelo período de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo.

Mais detalhes no edital.

Para obter mais informações sobre o órgão, acesse o site www.sebrae.com.br.

O Sebrae está disponibilizando diversas vagas de emprego para o cargo de Consultores de Turismo, com especialização em Alimentação Fora do Lar. As chances são para efetuar atividades na cidade de São Paulo e também para o interior do estado paulistano.

Aqueles que forem selecionados neste processo de seleção ficarão responsáveis pelo atendimento na área de projetos de circuitos e roteiros turísticos.

Ficou interessado? Então fique sabendo que para concorrer a uma destas vagas, é necessário que os candidatos tenham experiência anterior no segmento de alimentação fora do lar, tenham CNH, além da pós-graduação em áreas como gastronomia, turismo, hotelaria ou afins.

A base salarial não foi informada, porém há benefícios como plano de saúde, seguro de vida, vale alimentação ou refeição, previdência privada, vale transporte e auxílio para creche. 

Para efetuar o seu cadastro acesse a área “trabalhe conosco” do site do Sebrae SP.

Estão abertas diversas vagas de emprego ofertadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Mirco e Pequenas Empresas, o Sebrae. Quem está à procura de uma boa oportunidade no mercado de trabalho pode encontrar chances como secretária executiva, analista de atendimento, consultor de marketing, programador, consultor de finanças, consultor de comércio exterior, consultor jurídico, consultor administrativo, consultor de produção, instrutor e consultor de associativismo.

Os selecionados efetuarão suas atividades na cidade de São Paulo. Não foi informada a base salarial, nem os benefícios que os aprovados devem receber. Para efetuar o seu cadastro, acesse site do Sebrae.

As atuações do Sebrae, que é uma instituição privada e não tem fins lucrativos, ocorrem desde a década de 70 em solo brasileiro, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Por Oscar Ariel

Gerir o negócio próprio não abrange estritamente possuir um capital inicial. Novidades, mesmo principiadas discretamente, podem dar muito certo. Existem milhares de histórias de pessoas que abandonaram uma carreira sólida para se dedicar exclusivamente às idealizações pessoais em função de algo profissional.

Tatiana Castaldello, por exemplo, atuou por mais de uma década numa rede de bancos. Atualmente, dedica-se à confecção de lembranças e doces. Como já mensurado, o fator novidade foi o estopim para o sucesso, além, é claro, da criatividade. Para melhorar o negócio, fez cursos de marketing e gestão no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para tornar o empreendimento ainda mais robusto, contou com o ingresso de um sócio especificamente para cuidar da área administrativa.

Outra situação similar é o de Adriana Morais. Após longos anos como arquiteta, eis que a maternidade ocupou a pauta de seus dias. Com maior tempo em casa, começou a produzir doces, que viraram, portanto, seu sustento. Nos dias atuais, distribui produtos para o Hotel Mercure e para a Danone. Em sua visão, o custo despendido foi baixo e houve, devido ao Sebrae, a necessária formalização.

Histórias como essas são comuns todos os dias. Às vezes basta apenas uma pequena iniciativa, uma vontade de crescimento profissional. Ferramentas existem e estão sempre à espera de novos candidatos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Sebrae