A empresa de consultoria na área de gestão de pessoal Right Management divulgou uma pesquisa indicando que em 2011 ainda teremos um volume efervescente de contratações e um cenário promissor no setor de prospecção de talentos. O resultado desse estudo é fruto de entrevistas realizadas com especialistas de mais de 50 países.

Segundo a Right Management, essa expansão será provocada por fatores como o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalhador, o bem-estar proporcionado pelas novas tecnologias e as formas de trabalho virtual que essas inovações podem proporcionar às pessoas.

A pesquisa aponta, por exemplo, que hoje a maioria dos trabalhadores (84%) aceitaria trocar de emprego, se isto se configurasse em melhoras de qualidade de vida, favorecidas pela estabilização econômica. Por outro lado, foi constatado que o excesso de horas trabalhadas ainda tem causado insatisfação no ambiente de trabalho.

De acordo com uma das executivas da Right Management no Brasil, Márcia Palmeira, em nosso país esse quadro é ainda mais tenso, mas já existem ações de algumas empresas no sentido de buscar motivar seus funcionários, levando-os a se situarem quanto aos objetivos que têm em sua companhia e como podem contribuir para o sucesso das mesmas.

Outro fator apontado – a flexibilidade de trabalho proporcionada pelas novas tecnologias de comunicação, como a Internet – é visto com bons olhos pela agência e pelos profissionais entrevistados. Isso tem gerado redução de custos, mais satisfação profissional e pessoal.

Fonte: InfoMoney

Por Alberto Vicente