Ter uma boa relação com o RH da empresa onde trabalha pode te ajudar a conquistar seus objetivos.

Todo profissional tem que estar preparado para enfrentar o RH, porque seja na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, ou pedir um aumento, ou até mesmo reivindicar uma promoção, será preciso passar pelo RH e estar preparado para este momento poderá fazer toda a diferença. Por isso, é bom você sempre se lembrar de algumas coisas que certamente vão lhe ajudar a ter um melhor relacionamento com o RH e o resultado disso poderá ser a conquista de uma vaga de empregou ou a tão sonhada promoção!

Primeiramente, é preciso que você tenha plena consciência que o RH é um setor que trabalha para a empresa e não para você. O RH pode até lhe dar esclarecimentos, lhe ajudar nos problemas relacionados com o setor, mas o RH é composto por funcionários que são pagos pela empresa e defenderão os interesses da mesma, inclusive, sem ter que lhe dar nenhuma satisfação.

Outra coisa que você precisa saber e que o RH nunca irá lhe dizer é que os funcionários de uma empresa nunca são tratados da mesma forma. Pode até existir aquele discurso que funcionários são tratados como talentos e valorizados pela empresa, mas a verdade não é bem assim, pois toda empresa sabe que pode contar mais com determinados funcionários do que com outros. E principalmente, o RH sabe que há funcionários mais capacitados dentro de uma empresa, que dificilmente poderão ser substituídos e estes sim, receberão um tratamento diferenciado.

E você nunca será informado pelo RH em qual grupo você está e isso é um perigo porque na hora de pedir um aumento, se você estiver entre os melhores funcionários na visão da empresa, o seu pedido será prontamente analisado, mas se você estiver no grupo dos funcionários que facilmente podem ser substituídos, o RH poderá não só lhe dar um "não" como resposta, como também começar a olhar para você de forma diferente, como se você fosse uma ameaça e começar a pensar em substituí-lo.

E tem mais algumas coisas que o RH nunca irá lhe dizer, mas é bom que você saiba:

– cause sempre a melhor impressão possível para o RH, porque a opinião deste setor conta e muito para a sua carreira;

– tome cuidado com tudo que for dizer aos funcionários do RH, pois poderá colocar a perder uma promoção ou até um aumento de salário;

– procure fazer a diferença com o pessoal do RH, pois eles estão todo o tempo recebendo reclamações, então faça o contrário, procure valorizar os pontos positivos deste setor, seja mais positivo com eles, mais cordial e até se prontifique para ajudar, mas, claro, sem exagerar, porque aí vai pegar muito mal para você, haja com naturalidade, bastando ser gentil com este setor, pois isso vai contar pontos a seu favor.

Por Russel

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo presente em 90 países e conta com mais de 24 mil profissionais. É líder global em proteção de cultivos e o terceiro no mercado de sementes.

A filial da empresa no Brasil está contratando estagiários na área de RH para a América Latina (RH Latam). Para se candidatar é precisão ter a conclusão prevista entre jul/2011 e dez/2011 nos cursos de Administração de Empresas, Economia e Psicologia, ter inglês avançado ou fluente, desejável espanhol básico ou intermediário, bons conhecimentos do pacote Office, principalmente Excel e Power Point e disponibilidade para trabalhar das 08h30 às 15h30.

A bolsa-auxílio é de R$ 1.200 para estagiários do penúltimo ano e R$ 1.450 para estagiários do último ano, mais benefícios como vale-transporte, estacionamento, refeição no local, assistência e odontológica. Há vagas para pessoas com deficiência.

Cadastre-se no site da Cia. de Talentos.

Por Levi Rocha