Num mundo cada vez mais individualista, as palavras de cortesia como “obrigado”, “por favor” e “com licença” tem perdido seu espaço. Nas corporações ocorre o mesmo. Muitas pessoas estão se esquecendo de usá-las, o que tem dificultado as boas relações interpessoais. A boa educação e a gentileza são coisas que se traz como bagagem de…

Mal-entendidos e coisas incompreendidas: eis duas coisas capazes de gerar conflitos na rotina corporativa. Alguns indivíduos acham que os demais precisam captar as informações no ar. Definitivamente, no trabalho, não deve valer a máxima “para bom entendedor, meia palavra basta.” Definir claramente responsabilidades, determinar a maneira padrão de executar procedimentos, delimitar como deve ser a…

Toda vez que surge uma tarefa nova para ser realizada no trabalho, é normal que num primeiro momento, as pessoas se sintam perdidas em maior ou menor grau. Algumas delas irão assimilar de maneira mais rápida, outras, um pouco mais devagar. Mas não há problema algum em pedir ajuda caso você não se sinta confiante…

Um dos maiores problemas que se enfrenta nas empresas desde sempre são as relações interpessoais. Elas são fundamentais para que as coisas tenham um bom andamento. Para obter cooperação por parte das pessoas, elas se tornam ainda mais essenciais. Ninguém gosta de se sentir dominado ou subjugado. Assim, tentar obter cooperação dessas duas maneiras, com…

É hora do intervalo. Pequenos ou grandes grupos se formam para tomar a direção do refeitório ou dos restaurantes nas proximidades da empresa. Você, no entanto, se dirige silenciosamente àquela mesa lá nos fundos, no ponto mais isolado. Na rotina diária, você fala o estritamente necessário e ainda assim, apenas coisas referentes ao âmbito profissional.…

Na vida de todas as pessoas, há momentos bons e momentos ruins. A diferença está na maneira com que cada um encara esses momentos. Colocar-se no papel de vítima no trabalho não é uma postura saudável e em nada contribui para superar as dificuldades. Reclamar, lamentar-se, chorar pela própria sorte. Num ambiente de trabalho esses…

No local de trabalho, você encontra pessoas de todos os tipos. Tímidas, extrovertidas, comunicativas, alegres, sérias, sisudas, etc. Pessoas de riso fácil e pessoas que não riem da piada mais engraçada do mundo. Saber respeitar essas diferenças essenciais entre as pessoas é essencial para manter um ambiente de trabalho harmonioso. “Forçar a barra” para que…

O atendimento ao público, seja ele presencial ou a distância, é uma das atividades mais difíceis que existem no mercado. A exigência das pessoas é tão variada quanto os tipos de personalidades que se pode encontrar, e esse tipo de atividade acaba se transformando numa verdadeira “arte”. O mais importante no atendimento ao público é…

Em empresas dos mais diversos ramos de atividade, há uma tendência cada vez maior no trabalho desenvolvido através de projetos. Cada projeto representa um novo desafio. Nesse contexto, o trabalho em equipe assume um papel fundamental. Nenhum projeto pode ter sucesso se não tiver uma equipe afinada por trás dele. Não só no trabalho, mas…

Sua equipe tem tido uma ótima performance. Tudo está andando como esperado, metas sendo atingidas, elogios têm vindo da diretoria. Mas você está reconhecendo o valor dela? Você a elogia? Se a resposta é não é melhor começar a pensar nisso. O elogio é um verdadeiro bálsamo para o ser humano. Ele supre uma das…

Em meio à correria do expediente, você comete um erro. Esse erro pode representar no mínimo uma repreensão por parte do seu chefe. O que fazer? Escondê-lo ou confessá-lo? Não só na empresa como em qualquer situação, admitir erros é sempre a melhor decisão a tomar. Confessar o erro demonstra que você tem consciência e…

Seu colega é uma pessoa extremamente perfeccionista. Não deixa passar um resquício de erro no próprio trabalho e no dos demais. Está sempre apontando falhas irrelevantes. Esse tipo de atitude não ajuda nem a ele, nem à empresa; pelo contrário, só tende a atrapalhar. O mundo não é perfeito e as empresas também não. Viver…

Você chega à empresa e a copeira está entrando junto com você. Qual sua atitude? Vira a cara e faz ar de superior ou a cumprimenta gentilmente como se ela fosse qualquer outra pessoa? Se sua resposta for a primeira opção, você precisa começar a olhar não só para cima no trabalho. Em qualquer organização,…