Todo e qualquer tipo de discriminação seja ele por motivo de raça, cor, religião, posição política ou social deveria ser banido de todos os ambientes onde os seres humanos convivem. No trabalho, o preconceito afasta pessoas, dificulta o contato profissional e “contamina” a empresa.

Segregar colegas simplesmente porque eles são diferentes em algum aspecto é um comportamento que demonstra extrema intolerância. Cada um tem o direito de viver à sua maneira, se essa maneira estiver dentro das leis que regem a sociedade. Discriminar, especialmente numa empresa, que é um local onde as pessoas precisam trabalhar em equipe, só traz prejuízos a todos os envolvidos.

Seja consciente e tire proveito da coexistência entre as diferenças no ambiente corporativo. A diversidade só tem a contribuir para tornar a empresa mais forte e melhor.

Uma das maiores reclamações dos consumidores em relação aos fornecedores de produtos e serviços, é, sem dúvida, o atendimento. Má vontade, negligência, erros, desconhecimento a respeito do produto que se vende ou do serviço que se presta. Com a crescente preocupação com esse aspecto por parte das empresas, não basta mais atender o cliente;  é preciso encantá-lo.

Encantar o cliente é muito mais do que satisfazer uma necessidade. É gerar nele um sentimento de bem-estar que o faça procurar novamente a empresa e, ainda mais, que ele se sinta motivado a comentar de maneira positiva sobre o atendimento. Produtos ou serviços de altíssima qualidade podem perder consumidores simplesmente pela má imagem causada por um atendimento desastrado.

Trate cada um de seus clientes como únicos. Aja como se tudo dependesse de cada um deles. Mostre o quanto eles são importantes para você e surpreenda-se com os resultados que irá obter com o passar do tempo.

Aquele seu colega é daqueles que assim que pisa o pé na empresa, já está reclamando. É horário que é muito puxado, o chefe que é tirano, o salário que é muito ruim. Você percebe também que é muito ineficiente. Nunca produz nada ou se produz é a muito longo prazo. Vale a pena entrar nesse clima? A resposta é não.

Toda empresa tem qualidades e defeitos, assim como os seres humanos. Sendo que a perfeição é um atributo divino, não queira que sua empresa seja um mar de rosas, porque dificilmente isso irá acontecer. O profissional moderno e inteligente é aquele capaz de passar por cima dos defeitos da empresa e também de dar sugestões para corrigi-los. Ele está sempre atento àquilo que pode ser melhorado. Viver se queixando, além de não ajudar, ainda pode contaminar os colegas, o que é pior ainda.

Se sua insatisfação com a empresa supera seu limite de tolerância, comece a enviar currículos e tenha a coragem suficiente para sair se esse for realmente o seu desejo.