Pedir aumento salarial requer análise do momento certo e ter boa argumentação.

Pedir aumento salarial é algo que causa tensão não somente no empregado como também no chefe, por essa razão é importante saber o que dizer e como se portar neste momento. O reajuste salarial é considerado o momento mais delicado do trabalho, uma vez que envolve uma boa argumentação para que o reconhecimento possa ser concretizado.

O ideal é não fugir da hierarquia e solicite o aumento ao superior direto. Lembre-se que a conversa deve ser feita em um momento tranquilo, quando o chefe está disposto a te ouvir. Evite períodos de insegurança na empresa ou quando ele estiver ocupado, principalmente se for com clientes.

Fuja dos motivos pessoais, como minha mulher terá um filho ou algo tipo. O aumento de salário é condicionado ao seu bom rendimento e o bom desempenho da empresa frente ao mercado. Por essa razão é importante somente solicitar o aumento quando as coisas vão bem e se o seu desempenho condiz com o pedido. O empregado sabe quando está bem e quando não está tão bem assim (ou pelo menos deveria saber). Faça um exame de consciência antes da conversa para não sair dela chateado com o que possa ouvir.

A competência do profissional é fundamental para o pedido de aumento, contudo se não acontece há algum tempo você pode usar este argumento, desde que outros funcionários do setor tenham recebido aumento no último ano. Se ninguém teve aumento, o ideal é que o pedido seja feito pelo grupo, pois será mais difícil do chefe negar uma solicitação coletiva do que para um só funcionário.

Tente negociar o salário juntamente com benefícios, como plano de saúde ou vale-alimentação, mas se a resposta for negativa, solicite um prazo para que ocorra. Você pode pedir para que o chefe ajude a elaborar objetivos dentro da empresa ou de capacitação, assim o aumento será visto como merecido. 

Por Robson Quirino de Moraes