Para encarar o novo desafio, é preciso saber lidar com os colegas de trabalho e com as novas responsabilidades, para mostrar que será capaz de enfrentá-lo.

Não existe uma regra que você possa seguir para lidar bem com a mudança de cargo, mas há algumas dicas que certamente vão lhe ajudar a enfrentar este novo desafio, por exemplo, estar preparado para esta mudança. É importante que você saiba que isso não acontece somente com você, qualquer profissional que for colocado diante de um novo desafio terá que se mostrar capaz de enfrentá-lo.

A questão se agrava quando um funcionário é promovido a chefe do seu setor, ou seja, antes ele recebia ordens, juntamente com seus colegas, agora será ele quem dará as tais ordens e isso, em um primeiro momento, vai lhe afastar dos antigos colegas de trabalho porque a grande maioria vê isso como uma "traição" e tem ainda aqueles colegas que se sentirão injustiçados, pois se consideram mais preparados do que você para assumir o posto de chefe.

Agora é hora de você aprender a lidar com cada um destes colegas.

Para isso não existe nada melhor que o diálogo e o tempo. Com o diálogo você irá transmitir aos seus colegas de trabalho que a amizade criada ali não terminou. Agora é diferente porque você assumiu um novo posto, tem novas responsabilidades, terá um contato mais direto com a diretoria, mas continua sendo a mesma pessoa solidária e amiga de todos. E com o tempo, você mostrará a eles que estas suas palavras não são apenas um discurso bonito, mas que de fato, você está ali para somar, para que todos possam formar uma equipe que consiga os melhores resultados possíveis.

É bom você compreender logo que, ao mudar de cargo dentro de uma empresa, sua função não será apenas a de delegar ordens, mas também de saber ouvir os seus colegas que por terem uma convivência maior e melhor com você, poderão ter mais liberdade também para lhe passarem as reclamações e sugestões. Mostre-se pronto para ouvir a todos e se interesse pelo que cada um tem a dizer.

Ao assumir um novo cargo, nada de querer tomar atitudes precipitadas só para mostrar que colocar você ali foi a escolha certa! Claro que você está motivado a trabalhar ainda mais, agora que conquistou um novo posto na empresa, mas cuidado para não acabar se prejudicado ao agir por impulso.

Ao chegar a um novo cargo, você estará diante de novos colegas de trabalho e justamente por isso não saberá ainda em quem pode ou não confiar, não conhece as características pessoais de cada um, então o melhor a fazer é tratar a todos de forma igual, pois só com o tempo você poderá ir descobrindo aos poucos como lidar com cada pessoa que agora faz parte do seu novo círculo de amizades dentro da empresa. Dar tempo ao tempo e ficar 100% focado na nova função é o melhor a ser feito, assim você poderá lidar com muito mais segurança nesta nova etapa profissional.

Por Russel

O famoso site de design IdéiaFixa se juntou às Havaianas numa promoção pra lá de inédita. Crie uma estampa para os chinelos Havaianas com o tema “Cores Urbanas” e você pode se tornar o novo designer júnior da marca.

A empresa quer conhecer os novos artistas do país e conhecer suas visões das famosas sandálias. Quem quiser concorrer deve criar uma ilustração tradicional com o tema e derivar dela uma estampa para o chinelo. No site do Idéia existe um template para baixar e mexer e depois subir a imagem pelo próprio site.

Qualquer pessoa pode participar e todos irão concorrer à possibilidade de serem publicados na versão online e impressa da Revista Idéia Fixa.

Os selecionados também participarão da festa de lançamento da nova loja conceito das Havaianas na Rua Oscar Freire em São Paulo ganhando ainda um presente muito especial.

Agora, se o participante for recém-formado ou estiver cursando o último ano dos cursos de moda, design, publicidade, artes plásticas ou áreas afins, ele ainda concorre a desejada vaga de designer júnior da empresa.

O júri é de peso e contará com a presença de Lilian Pacce entre outros. O prazo de inscrições é 25/07/2010 e o regulamento completo está no site do Ideia Fixa. Cada participante pode entrar com até cinco trabalhos diferentes.

Pegue já seu papel e lápis e não fique fora dessa!

Por Giovanna Bettiol

Ninguém tem vida eterna dentro de uma empresa. Especialmente as pessoas que ocupam cargos de direção, uma hora ou outra, podem deixar suas posições ou porque são promovidas, ou recebem propostas mais interessantes de outras organizaçãos ou mesmo porque se aposentam. Identificar talentos que possam substituí-lo dentro de sua equipe é sempre uma boa pedida.

Em todos os grupos de trabalho existem pessoas que se destacam. São aquelas mais pró-ativas, compremetidas, que estão sempre fazendo a diferença. Determinar quem são esses indivíduos é um exercício constante de observação.

Prepará-los para assumir sua posição mais para frente significa repassar conhecimentos, informações e principalmente, experiência para o enfrentamento de problemas.

Faça a seleção dos “prodígios” de sua equipe e invista neles. O legado deixado por você através dessa pessoa será com certeza lembrado por muito tempo.