A região da Grande São Paulo, também conhecida como região metropolitana possui quase 22 mil vagas de emprego, que fazem parte do Programa Emprega São Paulo – Mais Emprego, um projeto de intermediação de mão de obra do Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão federal.  

Na capital, há 131 vagas para operador de telemarketing e 74 para vigilante. Entre as regiões, destaque para Guarulhos, Caieiras e São Caetano do Sul, no ABC. Para o município de Guarulhos, há 40 vagas para ajudante de carga e descarga de caminhão e outras 25 oportunidades de trabalho para analista de logística.

Em Itapecerica da Serra, que faz divisa com bairros da Zona Sul da capital, existem 45 vagas para padeiro e 23 para fiscal de loja. Outra município que disponibiliza vagas de trabalho é Caieiras, com 30 vagas para fiscal de operação. Há ainda outras 60 vagas para armador e 50 para costureira em Poá, 56 para operador de caixa em Suzano, 40 para auxiliar de limpeza em São Caetano do Sul, 30 para porteiro em Barueri, e mais 20 oportunidades para auxiliar de enfermagem em Ribeirão Pires.  

O governo também disponibiliza um programa voltado para os adolecentes e jovens que buscam um primeiro emprego, o Programa Aprendiz Paulista, que é tocado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), auxilia estudantes entre os 14 e 24 anos, que estudam no Centro Paula Souza.

São 69 novas oportunidades de trabalho, compatível aos cursos que são ministrados no local. Entre as vagas, destaque para três vagas para o curso de administração, localizadas no Centro de São Paulo e outras três para o curso de nutrição e dietética, na Zona Leste da capital.   Para concorrer às vagas, é necessário comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho.

Por Paulo Dias