A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) abre edital que regulamenta a realização de processo seletivo que visa a contratação por meio do Programa Jovem Aprendiz. Quem desejar participar da seleção deverá possuir idade entre 14 e 22 anos completos, estar devidamente matriculado e frequentando escolar regularmente e possuir disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem. No caso de pessoas com necessidades especiais não se aplica o critério referente a idade média descrita no edital.

Os interessados que preencherem os requisitos mencionados poderão acessar a página de inscrição no processo: http://www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/lst_concurso.cfm?con_nu=621, sendo o prazo máximo para inscrição até o dia 19 de fevereiro de 2014.

A avaliação dos candidatos se dará por meio de exames médicos pré-admissionais, sendo aqueles que forem considerados aptos nos exames encaminhados para realização de curso de aprendizagem o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para realização da parte teórica e na ECT para relaização da parte prática.

Aos aprovados fica garantida o recebimento de bolsa auxílio no valor de R$ 318,26 e deverão cumprir jornada de aprendizagem  de 20 horas semanais, sendo o tempo de duração do curso de  12 meses consecutivos.

Entre as atividades propostas pelos Jovens Aprendizes estão: deslocar documentos entre as áreas internas, receber e expedir documentos, arquivar documentos, repor material de expediente, apoiar a realização de eventos (organizar ambientes), verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado, prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, dentre outras tarefas.

A validade do processo será de um ano, contado a partir da publicação do resultado final do concurso, podendo este prazo ser prorrogado pelo mesmo período de acordo com as necessidades da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

As chances dão aos candidatos a chance de primeiro contato como competitivo mercado de trabalho e prepara para futuras oportunidades que por ventura possam surgir.

Por Jaime Pargan

O Espro – Ensino Social Profissionalizante acaba de abrir 1.095 vagas para candidatos interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz. As chances são para pessoas com idade entre 18 e 21 anos, que estejam cursando o ensino médio ou que tenham concluído os estudos na rede pública de ensino.

Os contratados atuarão nos setores bancário (207 vagas), administrativo (735 vagas), telecomunicações (75 vagas),  varejo (27 vagas), operacional (33 vagas) e alimentício (18 vagas). O regime contratual será celetista e a jornada de trabalho  será de seis horas diárias. Os jovens aprendizes terão direito a salário fixo atrativo e benefícios.

O certame será composto por triagem social, entrevistas socieconômicas e dinâmicas de grupo. Assim que os perfis forem definidos, os candidatos aprovados na seleção serão encaminhados a diversas empresas. Os interessados nas vagas devem se inscrever no site do Espro.

Nota sobre o  Espro:  A rede Ensino Social Profissionalizante tem sede em São Paulo e conta com 7 filiais. Hoje, a instituição conta com polos regionais em mais de 1.000 municípios. No ano de 2012 foram contratados cerca de 18.000 aprendizes que trabalharam em 800 empresas parceiras.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares

A empresa Riachuelo, uma das maiores lojas de departamento do país, com um total de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, acaba de confirmar a realização de novo processo seletivo, visando recrutar 40 jovens talentos.

As vagas são para o Programa de Jovem Aprendiz e todas elas serão destinadas a candidatos residentes na Zona Norte de São Paulo, especificamente onde fica localizada a matriz da Riachuelo.

Os valores da bolsa-auxílio e os benefícios complementares ainda não foram divulgados pela Riachuelo, mas a empregadora alega que serão atrativos e compatíveis com a função. Os interessados nas vagas acima listadas devem enviar o currículo até o dia 1º de março de 2013 para o e-mail rhjovemaprendiz@riachuelo.com.br.

Segundo a Riachuelo, haverá também 12 vagas para profissionais especialistas nas atividades de: Líder Comercial, Líder de Logística, Supervisor Comercial, Consultor de RH, Coordenador de Projetos, Analista de Prevenção a Fraudes, Auxiliar de Almoxarifado, Supervisor de Instalações, Analista de Segurança nas Informações e Auxiliar de Compras.

Nesse caso, os interessados devem se cadastrar no site www.riachuelo.com.br, especificamente no campo 'Trabalhe Conosco', onde mais informações serão disponibilizadas.

As vagas podem sofrer alterações sem aviso.

Por Larissa Mendes de Oliveira