Houve um tempo em que a palavra das pessoas tanto na vida pessoal como no trabalho era considerada como lei. Mas os tempos mudaram. Nos dias de hoje, a melhor maneira de se garantir a respeito de coisas acordadas no trabalho é manter registros escritos de absolutamente de cada detalhe.

Muitas vezes, por esquecimento ou até por má fé, os indivíduos esquecem-se de acordos, promessas e resoluções que externaram oralmente. Diz-se que a palavra falada “se perde no ar”.

Assim, anotar e registrar com detalhes aquilo se trata no trabalho assegura que as pessoas não venham a entrar em conflito por não se lembrarem do que disseram ou porque “fingem” que não se lembram.

Quem mantem coisas importantes registradas por escrito demonstra capacidade de organização, além de ter um controle eficiente que permite sustentar um debate naqueles casos nos quais “o dito pelo não dito” quer permanecer.

O atendimento ao público, seja ele presencial ou a distância, é uma das atividades mais difíceis que existem no mercado. A exigência das pessoas é tão variada quanto os tipos de personalidades que se pode encontrar, e esse tipo de atividade acaba se transformando numa verdadeira “arte”.

O mais importante no atendimento ao público é saber que as pessoas com quem se tem contato, são limitadas como você. Elas tem problemas, angústias, ansiedades e principalmente uma necessidade a ser satisfeita.

O grau de satisfação dessa necessidade é o que determina se a pessoa irá avaliar o atendimento como bom ou ruim. Certas pessoas, com grau de exigência acima da média, são aquelas que podem tirar você do sério. Nesses casos, o domínio próprio é fundamental. É preciso ter a percepção de não se levar nada para o lado pessoal e ter mente de que a pessoa irritada tem o seu alvo no produto ou serviço e não em você.

Não se contamine com o estresse dos clientes. Atenda-os da melhor maneira possível e caso, a pessoa atendida ainda estiver insatisfeita, pelo menos você terá a consciência limpa por ter dado o seu melhor.

Você e seu colega trabalham numa mesma função, mas em turnos diferentes. Suas atividades dependem diretamente das dele e vice-versa. No entanto, você tem problemas constantes pois nunca está a par do que ele fez, faz ou ainda irá fazer. Talvez vocês estejam enfrentando um problema de comunicação.

A comunicação humana é algo extradionário em qualquer lugar. Dentro da empresa não é diferente. Instruções claras e objetivas, passadas de forma correta são capazes de evitar transtornos desnecessários.

Se o seu trabalho está intimamente ligado ao de outras pessoas é fundamental que o canal de comunicação entre vocês seja o mais aberto possível. Todos devem estar cientes do está acontecendo o tempo todo.

Uma comunicação eficaz facilita a vida de todos e torna a rotina diária de trabalho muito mais tranquila e eficiente.