A PUC –RJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, está promovendo seleção com oferta de vagas na cidade do Rio de Janeiro. O certame tem a finalidade de recrutar  Pesquisadores que irão atuar no Departamento de Engenharia Industrial.

As áreas de pesquisa abrangidas na seleção são as seguintes: Finanças e Análise de Investimentos,  Transporte e Logística e Gerência de Produção. Para concorrer às vagas é necessário ter Doutorado em Engenharia de Produção, Administração, Economia  ou áreas afins. Além disso,  é preciso ter boa didática, experiência em docência, possuir forte inclinação para pesquisa e ter experiência em publicações de periódicos internacionais.

A jornada de trabalho será cumprida em período  integral (40 horas semanais) e a contratação se dará em regime de dedicação exclusiva. O salário inicial não foi divulgado ainda. Vale acrescentar que o certame será composto por duas etapas, sendo elas: análise curricular e avaliação oral.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 05 de agosto de 2013 e poderão ser realizadas por e-mail. Para saber mais detalhes acesse o edital completo e confira os procedimentos exigidos para a candidatura.

As vagas aqui citadas podem sofrer alterações ao longo do dia, sem aviso.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares

A Plansul, empresa que presta serviços de consultoria para empresas públicas e privadas, abriu um processo seletivo com vagas de trabalho para profissionais de Comunicação, com formação mínima em mestrado. As oportunidades são para o cargo de Pesquisador e os selecionados irão atuar na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O profissional irá prestar serviços de pesquisa ao Laboratório de Informação Científica e Tecnológica da FIOCRUZ.

Na rotina de trabalho, o profissional vai monitorar, organizar e analisar os conteúdos jornalísticos sobre a área da Saúde. O pesquisador participará de eventos acadêmicos, como congressos, seminários e simpósios. Não bastasse isso, o profissional irá produzir conteúdo para o site Observatório Saúde na Mídia. É desejável que o candidato tenha bastante interesse pela área de Saúde.

A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, de 2ª a 6ª.

A empresa oferece uma remuneração de R$ 2.249,12, além de benefícios como vale transporte, vale refeição e assistência médica.

Os interessados na vaga devem enviar o currículo para srhcurriculo@cict.fiocruz.br.

Por Júlio Abreu

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas até o dia 31 de julho de 2010 para o Programa de Bolsas de Estudo do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). O objetivo do painel é fornecer subsídios teóricos e práticos acerca das regiões mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.

Podem se inscrever candidatos graduados com até 40 anos de idade com habilidade no desenvolvimento de pesquisas acadêmico-científicas. O valor da bolsa-auxílio não foi divulgado previamente, porém sua duração é de 12 a 18 meses.

Se você é pesquisador dessa área de conhecimento se inscreva já. Acesse o site do IPCC e informe-se!

Por Camila Porto de Camargo

A Fundação Getúlio Vargas através da Escola de Direito de São Paulo está selecionando até o dia 2 de julho de 2010 quatro profissionais pesquisadores que exercerão um trabalho de pesquisa em cima da temática “A quantificação do dano moral no Brasil: justiça, segurança e eficiência”.

O tema de pesquisa exigirá dos pesquisadores o desenvolvimento de uma pesquisa do tipo empírica de cunho jurisprudencial em um regime de dedicação de 20 horas. O valor da bolsa-auxílio não foi divulgado previamente. Podem se inscrever graduandos que estejam no mínimo no 4º ano em 2010 além de bacharéis, mestres e doutores em Direito.

Inscreva-se no processo seletivo enviando seu currículo para o e-mail flavia.puschel@fgv.br e inicie suas atividades de pesquisa na Direito FGV.

Por Camila Porto de Camargo, com informações do Portal IG.

Essa categoria de profissional tem um campo muito fértil e amplo para atuar, pois se trata de profissional especialista na área. Além da formação Superior completa em uma ou mais áreas da Engenharia (civil, elétrica, eletrônica, metalúrgica, Química e outras) é comum e recomendável uma pós-graduação na área de especialização, pois são exigidos muitos conhecimentos de física, química e matemática aplicada no desenvolvimento das pesquisas.

O trabalho realizado por esse Pesquisador visa ao desenvolvimento de materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenharia e tecnologia, projetos e especificações de equipamentos, materiais, plantas-piloto, testagem, qualificação, certificação e homologação de laboratórios e produtos. Esse profissional gerencia informações e desenvolve pesquisas importantíssimas no campo da Ciência e Tecnologia, portanto, precisa possuir larga vivência e experiência na sua área de conhecimento, no mínimo cinco anos. Pode atuar, também, como consultor e professor.

A profissão exige muito de quem a almeja, mas é muito gratificante. Os salários são excelentes e, normalmente todo o trabalho é realizado junto a uma equipe multidisciplinar como ampla autonomia para as decisões.

Por Lindomar Vieira