A função de orientar o corpo docente, discente e a dinâmica escolar não é simples, por isso a capacitação do Coordenador Pedagógico deve ser continuada, visando melhorar o aproveitamento do cargo. Mesmo que abram concursos para a vaga de Coordenador, muitas instituições ainda preferem selecionar professores experientes, mesmo de outras disciplinas, para assumir a ocupação.  

O Coordenador Pedagógico deve estar preparado para executar sua função, tendo em vista a necessidade de estar atualizado e informado a respeito do meio educacional ao qual pertence. Para isso, não basta apenas esperar que a Secretaria de Educação ou a Instituição de Ensino ofereça a formação continuada, pois um bom profissional sempre está buscando o aperfeiçoamento para se destacar no mercado de trabalho. Mesmo os coordenadores com carreira estável não devem se acomodar, pois o desenvolvimento educacional depende da sua boa atuação.   

É essencial enfatizar, no dia a dia, a necessidade do comprometimento e envolvimento de todos, pois o trabalho em equipe possibilita elaborar projetos que auxiliam na evolução da qualidade de ensino. Neste sentido, a formação continuada do Coordenador pode voltar-se na melhoria da comunicação com todos os setores da Instituição de Ensino. A capacidade de ouvir, motivar e compreender as necessidades dos professores, colaboradores e alunos também é fundamental para resolver os conflitos, melhorar a distribuição do conteúdo e rendimento das turmas.

Muito além de apenas coordenar professores e alunos, esse profissional está envolvido em todos os setores da Instituição de ensino: organização, administração, gestão financeira, planejamento pedagógico entre outros, além de participar e incentivar a execução das ações constantes no PPP (Projeto Político Pedagógico).

A profissão exige que haja formação adequada a fim de se atualizar e acompanhar as novidades da área, dessa forma, ao aprimorar seus conhecimentos, o Coordenador enriquece a sua atuação, pois a formação continuada é muito significativa na busca constante do crescimento profissional no ambiente pedagógico.

A Ensina Mais é uma rede de ensino de reforço escolar que auxilia os estudantes no ensino e na captação escolar, possibilitando uma melhoria no aprendizado, a fim de prover um ótimo desempenho futuro nos vestibulares.

A rede está realizando um processo seletivo onde pretende contratar 8 Pedagogos. As oportunidades são para a cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.

Os profissionais selecionados deverão auxiliar nas atividades escolares e na monitoria e acompanhamento de alunos com idade entre 6 e 11 anos.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam possuir ensino superior completo na área de Pedagogia. Além disso, é necessário ter idade mínima de 18 anos, possuir conhecimentos em informática, ter disponibilidade de horários (inclusive aos sábados) e gostar de trabalhar com crianças.

Os candidatos interessados em participar da seleção devem cadastrar o currículo profissional no site www.ensinamais.com.br (acessar o campo "Grupo Prepara" e depois clicar em "Trabalhe no Grupo Prepara").

Para conhecer um pouco mais sobre a empresa, clique aqui.

Por Daniela Almeida da Silva

O Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional – SENAI lançou edital para uma série de vagas em Porto Alegre e outras cidades do interior do Rio Grande do Sul. As oportunidades são para diversas carreiras, e os selecionados, atuarão nas diversas frentes de educação e apoio a indústria do Serviço Social da Indústria – SESI.

Para participar dos processos seletivos, os candidatos deverão enviar currículo para o e-mail indicado e depois aguardar instruções sobre o processo seletivo.

Para a vaga de professor (a) de ensino médio (ensino médio completo com licenciatura específica para atuar na cidade de Pelotas) enviar currículo para nsc13.curriculo@fiergs.com.br. Para o cargo de supervisor(a) pedagógico(a) (ensino superior completo em pedagogia com uma vaga na cidade de Pelotas e outra em Passo Fundo) enviar currículo para nsc11.curriculo@fiergs.com.br.

Por R.D.