A natação é um esporte olímpico de bastante importância que vem ganhando cada vez mais um maior espaço na mídia e em campeonato. O nadador é o atleta de natação que tem como objetivo se deslocar no meio aquático, usando técnicas variadas e diversos estilos de nados. As técnicas usadas pelos nadadores são variadas e podem se dividir basicamente como o crawl (nado livre), peito, borboleta, costas e clássico.

A natação pode ser praticada em plataformas naturais como rios e mares, mas também em meios artificiais como a piscina que é dividida em raias individuais, o ambiente escolhido para a prova depende da competição que ela é executada, geralmente o fator mediador para a escolha do melhor atleta da competição é o tempo, o nadador que cumprir a prova no menor tempo é consagrado campeão.

Geralmente, os nadadores são formados desde sua infância para se tornarem atletas realmente competitivos, mas se você tem algum interesse profissional em entrar na carreira é preciso ficar atento a algumas características mínimas de um atleta de natação, como ter um bom fôlego, disponibilidade de tempo, garra, força física, paciência, determinação, habilidade com esportes em geral, capacidade de concentração, disciplina e principalmente responsabilidade.

Se você se enquadrou na maioria desses adjetivos você pode sim experimentar ser um nadador profissional. Não existe nenhuma formação acadêmica para ser um profissional de natação, a maior escola de qualquer esporte são realmente os treinamentos que trazem aprendizado e condições mínimas para se ter sucesso no esporte, o nadador geralmente participa de diversos campeonatos que juntamente com os treinos podem ser aproveitados para se ter uma maior experiência de nado.

O dia a dia de um nadador profissional não é moleza e consiste em treinos constantes, musculação, hidroginástica, preparo físico diário, exames mensais, alimentação orientada e uma série de atividades que são fundamentais para que o nadador possa ter um sucesso profissional em sua carreira. Seja qual for o seu interesse, é extremamente importante a prática de esportes seja ela profissional ou não. 

Por Paulo Victor Bragança