Parte essencial de um curso de especialização, a monografia é o ponto alto de todo o processo de busca de aperfeiçoamento. É nela que estará contido o resultado de todo o aprendizado que se conseguiu obter ao longo do curso. Por isso, definir com antecedência o tema, montar um cronograma de execução e iniciar logo a pesquisa bibliográfica são pontos fundamentais para que esse trabalho seja bem sucedido.

A escolha do tema é sempre o primeiro passo. Sem ele, o trabalho não pode começar a existir. Definido o tema, é preciso ter um plano de trabalho, juntamente com um cronograma. É preciso estimar prazos para as tarefas e procurar cumpri-los com o máximo de disciplina possível. Finalmente, delimitar as fontes de pesquisa bibliográfica que irão embasar toda a monografia. Cada fase é dependente da anterior, portanto se uma delas não for bem conduzida, o trabalho como um todo será prejudicado.

Organize-se para poder executar bem sua monografia. Quanto mais disciplinado você for, menor será o estresse que você irá enfrentar e melhor será a qualidade de seu trabalho.