Para quem está em busca de uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através de algum programa de estágio, pode ficar atento e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE – RJ).

Desde o início do mês de julho de 2014 as inscrições para a realização do VII Exame de Admissão ao Estágio Forense do Ministério Público já se encontram em aberto.

Os candidatos interessados em ingressar nesse órgão público poderão realizar suas respectivas inscrições até o dia 22 de agosto de 2014. Para se candidatar, basta que o interessado preencha a ficha de inscrição que está sendo disponibilizada por meio do seguinte endereço eletrônico: www.mprj.mp.br.

Para validar a participação nesse processo seletivo será requerido do interessado o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50.

Para poder estar perfeitamente habilitado a concorrer para as oportunidades dispostas nessa seleção, o candidato deverá ser acadêmico do curso de direito. As instituições de ensino, além de serem reconhecidas pelo Ministério da Educação também precisam contar com vinculação com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Outro detalhe importante é serão considerados apenas os candidatos que estiverem cursando um dos três últimos anos ou períodos.

Para os participantes que, em caso de aprovação, forem posteriormente convocados, a informação é de que receberão do MPE-RJ o valor de R$ 870 à título de bolsa. Já a jornada de trabalho para os estagiários contratados será de 20 horas por semana.

De acordo com as informações constantes no edital, a oferta total de vagas é de 800 oportunidades.

Os exames abrangerão 15 áreas que fazem parte dos Centros Regionais de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAIs). Candidatos que sejam portadores de necessidades especiais também poderão participar, uma vez que 10% das vagas estão sendo reservadas para a categoria.

Para a seleção dos inscritos estão previstas aplicação de provas no Rio de Janeiro. A data informada para a aplicação dos exames é o dia 21 de setembro de 2014.

Veja mais detalhes clicando aqui e conferindo o edital completo.

Por Denisson A. Soares

O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul está com oportunidades de estágio para estudantes de Direito que estejam cursando a partir do penúltimo ano da faculdade. Os interessados deverão fazer a inscrição junto ao órgão ministerial, localizado na Avenida Silva Paes,191, centro, o prazo para se inscrever se encerra no dia 3 de julho.

Os candidatos irão trabalhar durante seis horas por dia, sendo preferencialmente no horário das 12h às 18h. O valor da bolsa auxilio é de 4,35 por hora estagiada, 4,57 de auxílio alimentação, bem como 4,90 de para ser utilizado na locomoção.

Um item que os interessados não poderão de deixar de verificar é se as instituições de ensino do qual fazem parte estão cadastradas junto ao Ministério Público Estadual, pois este é um dos requisitos para se inscrever no concurso. O processo seletivo é composto por duas fases: A primeira é uma prova objetiva e dissertativa, o candidato deverá se preparar para responder dez questões objetivas de Direito Penal, parte geral, e uma questão dissertativa do mesmo tema.

Essa primeira fase do processo seletivo vale 100 pontos, sendo aprovado para a próxima etapa o candidato que obtiver uma nota igual ou maior que 7,0. A próxima etapa consiste em uma entrevista pessoal, onde cada candidato será avaliado e receberá uma nota final que se somará com as notas anteriores.

Posteriormente, os aprovados serão convocados de acordo com a ordem de classificação.

Por Renan Valmeida do Nascimento