A área de Metrologia é um campo fértil de trabalho, exige muita qualificação e capacitação, portanto, especialização. Quem atua nesta área realiza Ensaios, Calibrações, Instrumentação e testes de Resistência de Materiais, utilizando-se de Ferramentas Metrológicas para mensurar e aferir os resultados em testes laboratoriais. Todo o trabalho realizado visa ao estabelecimento de Padrões de Referência a serem adotados e podem se tornar em Padrões Normativos, conforme a extensão e o campo pesquisado.

O campo de trabalho é extenso e abrange a pesquisa e desenvolvimento para a fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais, equipamentos de instrumentação e outras atividades empresariais. Um Metrologista experiente pode prestar Consultoria ou, ainda, atuar como membro de uma Equipe Multidisciplinar.

Existe a possibilidade de se tornar Técnico em Metrologia fazendo um curso profissionalizante de Nível Médio, mas para ser Metrologista é preciso ter além da formação técnica em Metrologia, curso superior em áreas de exatas como física, engenharias, administração e outros de Tecnologia.

Por Lindomar Vieira