O Perito Criminal desempenha um papel muito importante perante a sociedade. É a pessoa que, utilizando e desenvolvendo técnicas e métodos científicos, elabora laudos periciais criminais, organiza provas e determina as causas dos fatos. Vistoria e examina os locais onde ocorreu um crime, procura evidências, coleta e seleciona indícios materiais e encaminha peças e artefatos para análise. Faz reconstituições de fatos, analisa tudo que lhe pareça relacionado a crimes, fotografa, identifica e define o tipo de exame mais adequado. Realiza, ainda, medições e ensaios laboratoriais que se mostrarem necessários.

Para se tornar um profissional dessa área é necessário prestar Concurso Público. Quando aprovada no concurso, a pessoa ainda terá que participar de um Curso de Formação de Peritos Criminais para depois passar ao exercício da função.

Quando atuante, o Perito Criminal desenvolve atividades junto à administração e defesa públicas e seguridade social, o que denota grande empenho pessoal e raciocínio lógico aguçado. Nem sempre esse profissional trabalha em locais e condições cômodas, por isso é necessário se adaptar às mais variadas e impensáveis situações.

Por Lindomar Vieira