Programa visa oferecer cursos de ultrassonografia que capacitem profissionais de diversos segmentos.

O Cetrus-SP – Centro de referência em diagnóstico por imagem, com mais de 50 mil atendimentos gratuitos por ano, abre inscrições para o Programa Médicos Monitores, cujo objetivo é oferecer cursos de ultrassonografia que capacitem profissionais de diversos segmentos, como: radiologistas, obstetras, clínicos gerais, ginecologistas, etc, para lidar como especialistas nesse tipo de exame diagnóstico.

O curso terá a duração de 24 meses, e o candidato terá que submeter-se a uma prova escrita e uma entrevista, realizados no dia 02/09, para só depois iniciarem o curso no dia 09/09/2016.

O Programa Médicos Monitores, do Cetrus-SP, vem ganhando efusivos elogios, sendo considerado o projeto mais importante para a formação de profissionais aptos a realizarem o diagnóstico por ultrassonografia.

No curso, o médico terá a oportunidade de atuar como monitor, além de atender pessoalmente aos pacientes, sob a orientação de profissionais gabaritados na área de ultrassom.

“Depois do primeiro ano já passamos a atender em hospitais e parceiros do Cetrus, além dos exames feitos no próprio prédio, acompanhados por profissionais reconhecidos”, revela Glauber Souza Batista, um dos formados no curso e que passou a atuar como monitor de outros alunos.

A queixa geral é que, apesar de estar sempre entre o 1º e o 2º exame mais realizado no Brasil (sendo o primeiro, nos EUA), a ultrassonografia não é considerada uma especialização; não sendo reconhecida, por exemplo, pelo Conselho Federal de Medicina; funcionando como uma espécie de braço da Radiologia.

Mas o problema é que, por não se aprofundarem, especificamente, no diagnóstico por ultrassom, que, segundo especialistas, exige o conhecimento específico de um médico que possa, inclusive, emitir parecer, os profissionais em radiologia acabam, muitas vezes, demonstrando pouca familiaridade com o procedimento e, consequentemente, oferecendo um serviço abaixo do que poderiam oferecer caso fossem ultrassonografistas especializados.

As principais vantagens desse curso oferecido pelo Programa Médicos Monitores, do Cetrus-SP, é a possibilidade que terá o profissional, muitos deles residentes em radiologia, de vivenciar o dia a dia de um setor de ultrassonografia, com uma intensidade maior de atendimentos; além de uma carga horária semelhante ao que terão que enfrentar na prática.

As inscrições para o Programa Médicos Monitores deverão ser realizadas à Av. Jabaquara, 474, Mirandópolis-SP, e se encerrarão no dia 30/08/2016.

Provas no dia 02/09/2016.

Por Vivaldo Pereira da Silva

Caracterizada como uma das maiores empresas da área de saúde, a Unimed está sempre em busca de novos profissionais cada vez mais capacitados, que tenham conhecimento e disponibilidade para atuar com comprometimento e responsabilidade em suas funções.

Dessa forma, a Unimed Curitiba está anunciando a abertura de uma seleção pública que tem como objetivo aumentar o número de Médicos Especialistas que queiram ingressar no quadro de cooperados.

Ao todo, são 469 vagas oferecidas para profissionais em até 65 especialidades da Medicina, sendo as principais delas: Anestesiologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Medicina do Trabalho, Neurologia e Otorrinolaringologia.

De acordo com as informações divulgadas, os médicos trabalharão na capital paranaense e também em cidades próximas, como Adrianópolis, Araucária, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Bocaiuva do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Itaperuçu, Mandirituba, Piraquara, Pinhais, Porto Amazonas, Rio Branco do Sul, Quatro Barras, São Mateus do Sul, São José dos Pinhais e Tunas do Paraná.

Para participar da seleção, os interessados devem acessar o site www.nc.ufpr.br e realizar a inscrição até o dia 14 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova objetiva, no dia 30 de setembro, e análise de títulos.

Confira o edital completo aqui.

Por Anne A. Matioli Dias

Entre os dias 25 de julho e 24 de agosto de 2011 a Fundação Faculdade de Medicina – FFM – estará recebendo inscrições de Médicos que queiram atuar na instituição. Serão contratados profissionais da área de Clínica Médica e Pediatria.

A FFM é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1986, situada em São Paulo, capital.

O processo seletivo será composto por 4 etapas. A primeira é de preenchimento e envio do currículo, a segunda de análise dos currículos que cumprirem as exigências iniciais, a terceira de entrevistas individuais na área de especialidade e a quarta de entrevistas e avaliações individuais com a equipe de seleção.

É necessário comprovar formação completa em Medicina, com conhecimentos em Clínica Médica e em Medicina do Trabalho ou Pediatria, em cursos reconhecidos pelo MEC, conhecimentos de língua inglesa e de informática (pacote Office).

Os candidatos também devem demonstrar comprometimento, equilíbrio emocional, espírito de equipe, integridade e ética.

Os salários e os benefícios, bem como horário de trabalho, serão informados pela instituição durante o andamento da seleção.

O endereço para cadastramento e envio dos dados é www.ffm.br (trabalhe conosco).

Por R. Oliveira

Enquanto um concurso público não é realizado, para suprir a falta de profissionais, o Hospital Geral de São Mateus, em São Paulo, está selecionando candidatos para preencher 11 vagas temporárias de médico nas especialidades de: clínico geral, ortopedista e traumatologista.

Os candidatos devem ser formados em medicina, ter certificado de especialista na área em que irá atuar, possuir registro no conselho que regula a classe e ter pelo menos um ano de experiência comprovada na função que irá desempenhar.

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve preencher o formulário no Departamento de Recursos Humanos do HG São Mateus (Rua Ângelo de Cândia, 540). Para ortopedista e traumatologista o prazo termina no dia 3 de junho de 2011 e para clínico geral serão aceitas inscrições até o dia 8 do mesmo mês.

O contrato será de doze meses. Os salários e benefícios não foram informados.

Mais informações no site da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Por Thiago Martins

O Hospital Quinta D'Or, que fica em São Cristóvão, região metropolitana do Rio de Janeiro, está promovendo uma seleção que visa contratar 20 médicos de emergência.

As vagas são para as seguintes especialidades: cardiologia, terapia intensiva, neurologia, pneumologia e clínica médica.

A procura é por profissionais que já tenham concluído residência médica ou pós-graduação na áreas acima e tenham alguma experiência em atendimentos emergenciais.

Salários não foram anunciados. Serão oferecidos os seguintes benefícios: assistência médica e odontológica e plano de carreira.

Todas as oportunidades são para início imediato. Caso você se encaixe no perfil desejado, mande, até o dia 23 de março de 2011, um e-mail com seu currículo para: rh@quintador.com.br, com 'Médico de Emergência' como assunto. 

Saiba mais acessando o site oficial do Quinta D'Or

Por Thiago Martins

O Programa de Residência Médica do Hospital Sírio-Libanês está com inscrições abertas. Ao todo são 31 vagas oferecidas para profissionais que tenham concluído o ensino superior em cursos de medicina recentemente.

Os participantes tem como opção oito áreas de atuação, sendo elas: anestesiologia, radiologia, radioterapia, oncologia, cardiologia, endoscopia, matologia e medicina intensiva. O hospital oferece bolsa auxílio e benefícios como moradia, alimentação e transporte.

Os selecionados irão atuar na sede da instituição, que fica na cidade de São Paulo, por um período de 2 a 3 anos. As inscrições podem ser feitas, até o dia 16 de novembro de 2010, no site www.hospitalsiriolibanes.org.br. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins