Interessados poderão se inscrever até o dia 30 de agosto.

O Cetrus-SP – Centro de referência em diagnóstico por imagem, com mais de 50 mil atendimentos gratuitos p/ano, abre inscrições para o Programa Médicos Monitores, cujo objetivo é oferecer cursos de ultrassonografia que capacitem profissionais de diversos segmentos (como radiologistas, obstetras, clínicos gerais, ginecologistas, etc.) para lidar como especialistas nesse tipo de exame diagnóstico.

O curso terá a duração de 24 meses e o candidato terá que submeter-se a uma prova escrita e uma entrevista, realizados no dia 02/09, para só depois iniciarem o curso no dia 09/09/2016.

O Programa Médicos Monitores, do Cetrus-SP, vem ganhando efusivos elogios, sendo considerado o projeto mais importante para a formação de profissionais aptos a realizarem o diagnóstico por ultrassonografia.

No curso, o médico terá a oportunidade de atuar como monitor, além de atender pessoalmente aos pacientes, sob a orientação de profissionais gabaritados na área de ultrassom.

“Depois do primeiro ano já passamos a atender em hospitais e parceiros do Cetrus, além dos exames feitos no próprio prédio, acompanhados por profissionais reconhecidos”, revela Glauber Souza Batista, um dos formados no curso e que passou a atuar como monitor de outros alunos.

A queixa geral é que, apesar de estar sempre entre o 1º e o 2º exame mais realizado no Brasil (sendo o primeiro nos EUA), a ultrassonografia não é considerada uma especialização, não sendo reconhecida, por exemplo, pelo Conselho Federal de Medicina, funcionando como uma espécie de braço da Radiologia.

Mas o problema é que por não se aprofundarem especificamente no diagnóstico por ultrassom, que segundo especialistas exige o conhecimento específico de um médico que possa inclusive emitir parecer, os profissionais em radiologia acabam muitas vezes demonstrando pouca familiaridade com o procedimento e consequentemente oferecendo um serviço abaixo do que poderiam oferecer caso fossem ultrassonografistas especializados.

As principais vantagens desse curso oferecido pelo Programa Médicos Monitores do Cetrus-SP é a possibilidade que terá o profissional, muitos deles residentes em radiologia, de vivenciar o dia a dia de um setor de ultrassonografia, com uma intensidade maior de atendimentos, além de uma carga horária semelhante ao que terão que enfrentar na prática.

As incrições para o Programa Médicos Monitores deverão ser realizadas na Av. Jabaquara, 474, Mirandópolis-SP e se encerrarão no dia 30/08/2016.

Provas no dia 02/09/2016.

Vivaldo Pereira da Silva

Inscrições seguem até o dia 25 de maio. Engenharia, medicina e administração são algumas das áreas com vagas

Quer ingressar no mercado de trabalho através de um certame? A Universidade do Extremo Sul Catarinense abriu vagas de trabalho, por meio de um processo seletivo. Se houver interesse, o profissional pode comparecer na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), que já está recebendo as inscrições.

Segundo informações, o Processo Sletivo da Unesc, que é mantida pela FUCRI – Fundação Educacional de Criciúma -, já está com as inscrições abertas e devem se encerrar daqui duas semanas. E quem estiver interessado deve analisar as informações do certame com urgência, dando preferência para a data de hoje.

Todos os interessados devem se inscrever até o dia 25 de maio de 2016, onde a Universidade informa que o Processo Seletivo de nº 112/2016 tem como objetivo o credenciamento de Professores.

O certame afirma que os profissionais irão atuar em diferentes cursos, sendo eles: Engenharia Ambiental/ Engenharia Ambiental e Sanitária; Administração, Arquitetura e Urbanismo;História; Design de Produtos; Engenharia Civil; Engenharia de Materiais; Psicologia; Engenharia de Produção; Tecnologia em Jogos Digitais; Educação Física; Farmácia; Engenharia Mecânica; Medicina; Odontologia e Engenharia Química.

Os novos contratados pela Universidade devem receber a remuneração, segundo informações, de acordo com o Plano de Carreira do Corpo Docente da UNESC, que pode ser verificada no endereço eletrônico a seguir: http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/1837.pdf.

Ficou interessado no certame da Unesc? Quem quiser fazer os pedidos de participação devem comparecer no Departamento de Desenvolvimento Humano, conhecido na cidade como DDH.

O órgão está localizado na Sala nº. 13, nº 1105, que fica na Avenida Universitária, no Bairro Universitário. O processo seletivo informa que os horários de atendimento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.Para validar a participação é preciso pagar uma taxa no valor de R$120,00.

Com informações do processo seletvio da Unesc, a Universidade irá avaliar os inscritos através da Prova de Aula, Análise Curricular e Entrevista. Se houver dúvidas sobre quaisquer informações os mesmos devem acessar o edital completo. O documento pode ser verificado no endereço eletrônico a seguir: http://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/16/2016/2.

Por Flavinha Santos

Foi publicado no dia 19 de dezembro deste ano de 2014 edital de seleção de candidatos para o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Hospitalar Anhanguera UNIDERP/ Hospital Regional de Mato Grosso do Sul-HRMS.

As inscrições para quem estiver interessado em pleitear uma das vagas vão de 05 a 14 de janeiro de 2015. Esse processo destina-se ao preenchimento de vagas residentes no programa citado, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde CNRMS/MEC, especialização latu sensu, modalidade treinamento em serviço, sendo o Programa na área de concentração intensivismo. Os candidatos poderão optar pelos programas:

Análises Clínicas

Área Profissional (graduação em): Biomedicina, Biologia e Farmácia.

Duração: 2 (dois) anos.

Vagas oferecidas para 2015 = 2 (duas).

Enfermagem

Área Profissional (graduação em): Enfermagem

Duração: 2 (dois) anos.

Vagas oferecidas para 2015 = 2 (duas)

Farmácia

Área Profissional (graduação em): Farmácia

Duração: 2 (dois) anos.

Vagas oferecidas para 2015 = 2 (duas).

Fisioterapia

Área Profissional (graduação em): Fisioterapia

Duração: 2 (dois) anos.

Vagas oferecidas para 2015: 2 (duas).

Nutrição

Área Profissional (graduação em): Nutrição

Duração: 2 (dois).

Vagas oferecidas para 2015 = 2 (duas)

Serviço Social

Área Profissional (graduação em): Serviço Social

Duração: 2 (dois) anos.

Vagas oferecidas para 2015: 2 (duas)

O processo seletivo constará de duas etapas: a primeira etapa corresponde a prova escrita com peso 9 e a segunda etapa corresponde a análise de documentação escolar, com peso 1. Esta etapa vai avaliar os seguintes itens:

– Desempenho durante a graduação;

– Programa de monitoria com duração mínima de 6 meses;

– Estágio extracurricular relacionado à área profissional da graduação com carga horária mínima de 180 horas;

– Bolsista em projetos de pesquisa científica em órgãos credenciados;

– Trabalhos publicados em revistas científicas indexadas na área da saúde;

– Apresentação de trabalhos em eventos científicos como autor ou coautor (pôster, resumo ou apresentação oral);

– Participação em evento científico na área da saúde.

O gabarito da prova escrita estará disponível a partir de 26 de janeiro de 2015, um dia depois da aplicação das provas, no endereço:http://www.hospitalregional.ms.gov.br a partir das 13h30m e o resultado da prova de títulos estará disponível a partir das 13 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano.

A prova escrita objetiva será realizada no dia 25 de janeiro de 2015, no horário de 08h30min às 11h30min (horário de Campo Grande – MS), na Escola Técnica do SUS/Escola de Saúde Pública, localizada na Rua Senador Filinto Muller, nº 1.480. O edital pede que o candidato esteja no local da prova 30 minutos antes do início da mesma.

Os selecionados receberão uma bolsa no valor bruto de R$2.976,26 por 60 horas semanais de residência, com dedicação exclusiva. O edital está disponível no endereço https://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO8824_19_12_2014.pdf, que é a versão on line do Diário Oficial, iniciando a matéria em sua página 56. É de suma importância que o candidato leia todas as informações do edital.

Por Vânia Rose dos Santos

O que é “ser médico” para você? Provavelmente tenha vindo em sua mente um conjunto de reflexões, pois a medicina atualmente vai muito além de atender a pacientes e salvar vida. Ela envolve o aprendizado de convivência com o indivíduo, que ao longo do tempo se transformou dramaticamente e, a partir disso, gerir o seu consultório de maneira eficaz rentável.

Os clientes ou pacientes atualmente chegam ao consultório com perguntas diversificadas. Se antes as pessoas não questionavam, hoje, fazem questão de ler, aprender sobre a sua doença e, muitas vezes, chegam ao consultório com um bombardeio de questões. Cabe ao médico se preparar e preparar o seu consultório para receber esse indivíduo que clama por informações.

Com toda essa mudança e necessidades do século XXI, o “ser médico” ultrapassa a barreira clínica e obriga a uma preparação maior quanto à necessidade de informações e de ferramentas que o auxiliem na gestão de seu consultório. 

Nos consultórios, quase sempre quem seleciona a equipe é o próprio médico. O processo seletivo precisa ser simples e ao mesmo tempo eficaz. É válido ressaltar que em uma entrevista é possível descobrir bastante sobre o candidato.

Nesse curto momento de interação, além de confrontar os dados obtidos através do currículo, é preciso tentar identificar um pouco da personalidade, para decidir se ela se adéqua ou não ao ambiente. É essa pessoa que você quer que represente a sua clínica? Lembre-se de que é ela que fará o primeiro contato com o seu paciente.

Esse é um processo delicado e extremamente complicado, visto que dele depende o sucesso e a rentabilidade de sua clínica. Tentar desvendar o comportamento do futuro empregado é uma tarefa desafiadora e difícil. Muitas vezes, com o passar dos dias, a previsão feita pelo entrevistador mostra-se errônea.

Aliado a um processo seletivo eficiente a e profissionais capacitados e treinados, vem a necessidade de uma gestão financeira adequada. O seu consultório precisa ser encarado e trabalhado como uma empresa. Quanto entrou? Quanto gastou? Qual o gasto com material? Com funcionário?

Não é por que você trabalha com saúde que não pode enxergar o seu consultório como um negócio. Ele é um negócio. É através dele que o seu sustento e o dos funcionários é tirado e por isso, precisa ser encarado como tal.

Para isso, fazer uso de ferramentas como software online para gerenciamento de clínicas é essencial para o sucesso. Só assim você terá total controle sobre a sua empresa e conseguirá torná-la mais rentável. 

Por Milena Godoy

No biênio 2010/2011 deverão ser criadas aproximadamente duas mil vagas para residência médica em todo o Brasil.

As regiões que serão mais beneficiadas serão o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste porque o Governo Federal mostra-se preocupado com o déficit de profissionais capacitados para assistir adequadamente as populações dessas regiões.

Pelos cálculos da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, o investimento na ampliação do número de bolsas de estudos será da ordem de R$ 110 milhões.

Para este biênio também há a previsão de aumentar em 120% a oferta de matrículas em todo o país.

Por Alexandre de Souza Acioli