Na atualidade, com o avanço da Informática e Sistemas Computacionais, o Matemático teve o seu campo de atuação mais diversificado e ampliado. Matemáticos Aplicados estão presentes desde o setor produtivo de empresas privadas até a administração pública.

Podem desenvolver atividades individuais ou em equipe multidisciplinar, com ou sem supervisão. Utilizam-se da aplicação de métodos e técnicas matemáticas para desenvolver outras áreas do conhecimento. Atuam em diversas atividades econômicas como as instituições financeiras, a área dos seguros e previdência privada. Normalmente são funcionários contratados pela empresa e recebem excelentes salários.

Para ser um profissional dessa área é necessário possuir formação Superior em Matemática e especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

É preciso muito conhecimento para elaborar modelos matemáticos e lógicos, analisar situações e identificar problemas complexos, escolher métodos e técnicas adequados, desenvolver novos métodos, fazer modelagem em linguagem matemática, realizar simulações em software, de modo a fazer o refinamento dos modelos e mais uma série de atividades de suma importância. Pode, ainda, atuar como educador e dar aulas.

Por Lindomar Vieira