No ano passado, o Brasil havia registrado alta com relação à criação de cargos para empregos formais na indústria. Já este ano, a coisa foi diferente.  Em janeiro, o índice de empregos industriais caiu em 21,8% em relação a 2011. Em 2012, apenas cerca de 38 mil cargos foram disponibilizados para empregados considerados “formais”.

No que diz respeito ao comércio, mesmo que seja um segmento em crescimento no Brasil, o valor também foi decrescente em relação aos meses anteriores, inclusive os do ano passado. Com o crescimento comercial online, muitos estão optando por diminuir as vagas de vendedores e comerciantes no geral.

Mesmo havendo uma movimentação considerada “sazonal” na área, ou seja, o volume de empregos incha ao longo de determinadas épocas do ano como, natal, ano novo e férias, 36,3 mil demissões foram realizadas dentro do patamar comercial brasileiro. Este valor foi quase o dobro se comparado com o mês de janeiro de 2011. Mesmo assim, no ano passado o saldo também foi considerado negativo, onde 18 mil vagas foram extintas do segmento.

A maioria espera uma melhora para 2013, devido à proximidade de eventos esportivos.

Por Jéssica Monteiro

Fonte: IG

Vem aí a edição 2012 do Programa de Estágio do Grupo Suzano Papel e Celulose, empresa produtora de papel e celulose e presente há mais de 85 anos no mercado brasileiro.

O Programa irá selecionar estudantes matriculados no último ou penúltimo ano de cursos técnicos e superiores de instituições de ensino de todo o país. Além desse requisito de formação, é necessário que os estudantes tenham inglês avançado e conhecimentos dos programas do pacote Office. O número exato de vagas ofertadas pelo Programa não foram divulgadas.

Além da bolsa-auxílio mensal, os estagiários selecionados irão receber os benefícios de assistência médica, seguro de vida, vale-transporte (ou ônibus fretado), vale-refeição (ou refeitório para as unidades industriais). Se você possui esses requisitos profissionais, coloque em prática seus conhecimentos acadêmicos e desenvolva seu plano de carreira na Suzano cadastrando o seu currículo no link “Programa de Estágios Suzano” do site da empresa até o dia 31 de janeiro de 2012.

As inscrições são gratuitas e o processo seletivo é formado por quatro etapas de avaliação: dinâmica de grupo, testes presenciais, entrevista com gestores e painel de negócios.

Agora no início do ano muitas empresas estão à procura de novos talentos para aumentar suas equipes de colaboradores.

Essa demanda está acontecendo não só nas empresas localizadas em grandes cidades, mas também nas cidades do interior.

O Extra, por exemplo, está iniciando um processo seletivo para o preenchimento de diversas vagas na unidade da rede localizada em Araraquara.

São oportunidades para: cartazista, vendedor de eletro e repositor.

Para participar, o candidato deve comparecer no dia 06 de janeiro, no Extra da Rua José Bonifácio, 483, que fica no centro da cidade. As entrevistas estão sendo realizadas após às 9h30. É necessário ter ensino fundamental completo ou estar cursando o ensino médio, além disso, os candidatos devem ter mais de 18 anos.

O candidato deve levar currículo e documento de identificação. Será atendido por ordem de chegada e distribuição de senhas. Se você não conseguir comparecer neste dia, o hipermercado continuará recebendo currículos ao longo desta semana na loja. Basta ir pessoalmente, entre as 9h e 17h.

A marca Extra foi introduzida no país pelo Pão de Açúcar no ano de 1971. Na época tinha o nome de “Jumbo”, que foi desativado em 1993.

Por Natali Alencar

A Oi, empresa que atua no setor de telefonia, está recebendo inscrições para seu Programa de Estágio 2012. Ainda não se sabe quantas vagas serão ofertadas, pois o número dependerá da qualidade dos inscritos.

Pode participar da seleção quem está matriculado no penúltimo ou último ano do ensino superior em cursos de qualquer área. Também é preciso saber inglês (intermediário) e ter conhecimentos de informática (pacote Office).

A empresa ainda não divulgou o valor da bolsa-auxílio e nem os benefícios que serão oferecidos aos selecionados, porém, é certo afirmar que os mesmos estarão de acordo com as práticas de mercado.

A seleção será feita por provas online, dinâmicas de grupo e entrevistas. Para participar da mesma você deve acessar o site da Oi (www.oi.com.br), clicar em 'Gente' e depois escolher a opção 'Programa de Estágio'. Após fazer isso, é só se cadastrar. O prazo termina no final de janeiro do ano que vem, no dia 31.

Os selecionados irão atuar em filiais da empresa – que é uma das maiores do país em seu setor, com mais de 60 milhões de clientes – espalhadas por todos os Estados brasileiros. Saiba mais neste link.

Por Thiago Martins