Pessoas que trabalham juntas diariamente precisam estar afinadas umas com as outras. Afinal, elas passam boa parte de suas vidas interagindo e trocando informações e experiências. Existem modos inteligentes de fazer com que esses indivíduos se integrem sem que eles mesmos percebam.

Organizar uma escala alternada para que todos tragam um doce uma vez por semana, estimular que cada um conte o que fez no final de semana, promover um amigo secreto na época de Natal na empresa, instituir a prática de cada aniversariante oferecer um bolo aos demais. Todas essas ações contribuem para que as pessoas se conheçam melhor e se sintam mais à vontade umas com as outras.

Indivíduos que sabem mais a respeito uns dos outros se sentem mais confortáveis para trabalharem juntos. Incentivar isso pode ser um grande trunfo para construir uma equipe vencedora.

Churrasco da empresa no sábado: você não vai. Confraternização de fim ano: você usa a desculpa da tia-avó que faleceu pela terceira vez. Festa na casa de um colega: você prefere alugar um vídeo e ver sozinho. É… você está achando que é uma ilha em si mesmo.

O homem é um animal social por natureza. Ninguém é capaz de viver sozinho.

Da mesma forma, dificilmente alguém trabalha sozinho. Todo mundo precisa de alguém, em casa, no trabalho, em todos os lugares. Então, por que não se intregar? Dê uma chance a você mesmo. Saia da defensiva. Converse, interaja.

Experimente começar a se relacionar com seus colegas de trabalho. Você pode descobrir mais que companheiros de empresa, talvez até grandes amigos.