Estabelecer horários nem sempre é tão fácil assim como imaginamos. Muitas vezes envolve outros aspectos para poder alinharmos com o nosso dia a dia. Portanto, nessa hora, vale ficar atento a algumas dicas.

Sua agenda é o seu melhor aliado nessa hora, especialmente se você é um profissional muito comprometido com suas obrigações e seus afazeres com a empresa e nem sempre está em um lugar só.

Às vezes está aqui, outras vezes aculá. Por isso, é muito importante que você organize sua agenda corretamente. Use meios eletrônicos, porém, se você não for muito adepto e nem muito familiarizado com isso, pode usar uma agenda de papel mesmo.

Em alguns casos, uma agenda de papel se torna mais prática, a eletrônica também, a diferença é que, esta última, dependendo do tipo de aparelho eletrônico que você tiver, pode corromper os arquivos depois de um tempo de muito uso, já a de papel, se você souber conservar, poderá ter seus contatos para o resto da vida.

Nesse caso, independente do tipo de agenda que você for escolher, preze por organizar seus contatos de forma cronológica. Faça da mesma forma com suas tarefas, para que elas tenham uma ligação com o seus contatos por ordem alfabética, data, local e horário.

Anote também endereços que você considera importantes, tanto de contatos quanto de trabalhos e reuniões.

Uma outra forma de você estabelecer seus horários, sejam eles de trabalho ou não, é você pesquisar sempre o melhor tempo para cada um deles. Para isso, faça pesquisa em calendários, locais e até em sua própria agenda, para assim você se organizar com mais facilidade. 

Enfim, não se esqueça de que você precisa manter seus horários bem organizados. Não se limite apenas a um recurso para te auxiliar. Recorra à meios mais favoráveis e confiáveis para você estar sempre se baseando para estabelecer seus horários.

Por Daniela Almeida da Silva

Foto: divulgação

O estresse e a correria do mundo moderno são, muitas vezes, resultado do que se denomina de comportamento “workaholic”. Esse tipo de postura tornou-se bastante comum entre as pessoas nos dias atuais.

Horas extras em dias de semana, finais de semana de trabalho, intermináveis viagens de negócios. Todas essas coisas acabam fazendo com que as pessoas negligenciem suas vidas pessoas, o que pode trazer sérios problemas.

Você também se sente assim?

O trabalho, é, sem dúvida, essencial na vida do homem. Mas virar escravo dele não é algo que traga potenciais benefícios no longo prazo. Deixar de lado família, amigos e você mesmo talvez não compense. É necessário conciliar suas atividades para poder contemplar todas as áreas de sua vida. De que adianta trabalhar sem parar, ter muito dinheiro (ou às vezes, não!) e não ter tempo para você mesmo ou para as pessoas que o amam?

Pense bem e pondere se vale a pena ter dedicação extrema ao trabalho, porque caso contrário você poderá se arrepender de tudo o que deixou de viver por causa dele.

O mercado de trabalho em nossos dias é muito dinâmico. Em tempos de crise mundial e demissões, o desemprego é um fantasma que está sempre rondando. Trabalhar por conta própria pode ser a saída para quem está sem rumo.

O trabalho autônomo e informal é uma realidade forte no Brasil. Pelo alto custo de contratação de pessoas, pela falta de qualificação do trabalhador ou opção própria, os profissionais informais e autônomos ganham cada vez mais espaço.

O ramo de vendas e o de prestação de serviços são os que mais empregam autônomos e informais. Um cuidado com o mercado informal é garantir reservas financeiras para acidentes de percurso, como doenças ou despesas extras, já que o informal ou autônomo não tem direito à assistência do INSS caso não recolham a contribuição.

Trabalhar na informalidade ou autonomamente pode ser uma experiência muito válida, basta ter disciplina para cuidar de tudo por conta própria.

Seu expediente começa todo dia às 8:00 h. Você mora longe e coloca o despertador para as 07:15h. Ele toca e você põe no soneca. Resultado: atrasos todos os dias.

O tempo foi inventado para organizar a vida do homem. Não devemos ser escravos dele, mas também não podemos agir como ele se não existisse. Horário de trabalho se cumpre e ponto.

Imagine você se todo mundo decidisse chegar atrasado por conta própria, o quanto as empresas deixariam de produzir ao final de um ano. Seria um verdadeiro caos.

Tenha um pouco de disciplina e aprenda que seguir corretamente o horário de trabalho não beneficia só à empresa, mas sim a você mesmo.