O setor de serviços que compreende hotéis, restaurantes, pousadas e seus afins é, atualmente, um grande absorvedor de mão de obra especializada. Cada vez são exigidos profissionais mais capacitados e experientes para garantir o sucesso dos negócios. Nesse ínterim, surge a figura de um profissional de enorme importância: o Gerente de Operações de Serviços.

Em outras épocas exigiam-se apenas a formação de nível médio completo e uma larga vivência na área para que se ascendesse a um cargo de gerência, hoje, no entanto, é necessário possuir também curso profissionalizante em hotelaria ou turismo nos pequenos e médios negócios. Nos grandes empreendimentos, exige-se, ainda, curso superior, normalmente em hotelaria. Há muitos bons cursos tanto em turismo como em hotelaria, vale a pena verificar a lista de melhores cursos do MEC.

As atividades desse profissional envolvem a administração do negócio desde o planejamento, coordenação das atividades, compras, vendas, hospedagem, alimentação e até contratação de pessoal. Há um universo de outras atividades envolvidas que poderão ser desempenhadas por esse profissional. Quando atuantes em grandes empresas ou redes, são profissionais muito bem remunerados e reconhecidos, é uma excelente profissão.

Por Lindomar Vieira